sábado, 4 de fevereiro de 2017

Maia vence: chance de aprovar reforma da Previdência

A vitória expressiva de Rodrigo Maia na Câmara reforça a chance de aprovação da reforma da Previdência e abre caminho para mudança nas legislações trabalhista e tributária. Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente da Câmara com 293 votos em primeiro turno.
Houve também uma vitória do presidente Michel Temer, que terá dois aliados confiáveis no comando da Câmara e do Senado. A reeleição de Rodrigo Maia somada à de Eunício Oliveira no Senado mostra que o governo tem base sólida no Congresso.

O placar nas duas Casas sinaliza desgastes mínimos na base de apoio do governo no Congresso. No caso do centrão, grupo de 13 partidos conservadores, não há mais uma liderança a unificar a estratégia de ação, como aconteceu na época em que Eduardo Cunha presidiu a Câmara.
O fator Lava Jato tende a ameaçar mais as carreiras políticas que serão atingidas individualmente. É claro que, se causar dano aos principais aliados do governo no Congresso, isso terá efeito ruim para o governo Temer. Figuras do próprio governo serão atingidas.
No entanto, o único recurso eficiente que a classe política tem para enfrentar essa tempestade é aprovar reformas que ajudem a economia a se recuperar. Nesse contexto, o estresse da Lava Jato pressiona o Congresso a mostrar serviço como um todo.
Mas as incertezas provocadas pela Lava Jato em relação à política têm efeitos negativos para a economia. No curto prazo, isso não é desprezível.
Bloog do Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário