terça-feira, 7 de março de 2017

Após visitar Petrolândia, Roberto Franca Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de PE, participa da Tradicional Festa do Umbu na Aldeia Pankararu 'Entre Serras' em Jatobá, PE

Liderança Pankararu Entre Serras de Jatobá, Roberto Franca (Secretario de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude do Estado de PE) e o Cacique Marcelo Monteiro/Foto: Valter Andrade

O Secretario de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca, participou da tradicional festa do Imbu. O convite partiu das lideranças da tribo Pankararu, que queriam conhecer o novo secretario. O encontro também serviu para estreitar os laços da comunidade indígena com a SDSCJ.

Os caciques da tribo ficaram muito felizes com o encontro com o gestor da pasta Roberto Franca: "A verdade é uma só, você aceitou nosso convite, sentou com a gente, e comeu junto com nosso povo", afirmou o cacique Pankararu da Tribo Entre Serras, Marcelo Monteiro, que reforçou a importância da visita do novo gestor.

“A disposição de aproximação com as comunidades indígenas é muito importante para esta pasta”, afirmou o secretário Roberto Franca, enfatizando que a SDSCJ quer reforçar a disposição de aproximação com as diversas comunidades assistidas pela Secretaria, reforçando assim as relações étnico raciais com grupos Indígenas, Quilombolas, Ciganos, Comunidades Litorâneas tradicionais (pescadores), dentre outras atendidas pela pasta.

Em Pernambuco existem hoje doze povos indígenas, (Kapinawá, Xucuru, Fulni-ô, Tuxá, Kambiawá, Pipipã, Pankararu, Pankararu Entre Serras, Pancaiuká, Atikum, Pankará e Truká) que vivem entre as regiões do agreste e sertão pernambucanos, hoje com uma população estimada de 53.284 indígenas, 

segundo dados do ultimo Censo do IBGE em 2010.
As tribos Pankararu realizam a festa do Imbu, fruta típica da região.

De acordo com o livro, Plantas das Caatingas do professor Dárdano de Andrade Lima, “O Umbuzeiro é tipicamente uma espécie das Caatingas do Nordeste brasileiro, no que bem se destaca de outras espécies do gênero. A denominação Umbuzeiro (com U) é aplicada a espécie típica de regiões úmidas no extremo sul do Brasil”

Durante este período também ocorre o “puxamento do cipó”, onde os mais antigos buscam através da sabedoria local prever se o ano será bom e se ocorrerá chuvas.

Entre os vários povoamentos da reserva, acontecem entoadas e cânticos, onde são reverenciados suas entidades, com destaque aos Praiás, que utilizam uma indumentária cobrindo todo corpo, feita de plantas da região. 

“Eles incorporam o encantado”, afirmou o cacique Vasco Sarapó. Segundo ele, as várias entidades são incorporadas aos Praiás que dançam em movimentos circulares, aos quais vão se incorporando as mulheres, que levam oferendas de frutas típicas da região e os Pajés. Ao final todas oferendas são compartilhadas com a tribo, que se alimentam das frutas e bebidas trazidas pelas mulheres Pankararu.​

ASCOM-SDSCJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário