terça-feira, 9 de maio de 2017

Alto do Cruzeiro: o mirante da Agrovila 01 do Bloco 01 em Petrolândia


Alto do Cruzeiro, com vista para a Agrovila 01 do Bloco 01, Projeto Barreiras e Lago de Itaparica (Fotos: Tony Xavier e Alexandre Sertão)



O Sítio Serrota, onde está construído o Mirante da Serrota, com a estátua do padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, e estações de retransmissão de TV e internet, é o ponto mais alto avistado tanto da área da cidade quanto à distância, por quem chega à cidade pelo rio ou pelas estradas. O Mirante também é ponto de peregrinação, na sexta-feira da Semana Santa, com encenação da última estação da Paixão de Cristo, durante a procissão da Via Sacra.

Mas quem mora na Agrovila 01 do Bloco 01, no Projeto Barreiras, tem o seu próprio mirante. Do alto do Cruzeiro, que também recebe a Via Sacra na Semana Santa, tem-se uma bela visão do Lago de Itaparica e da agrovila, bem próxima.

Há mais semelhanças entre os dois lugares. Tanto no Mirante quanto no Cruzeiro, as abelhas costumam fazer colmeias nas fendas das rochas. No alto do Cruzeiro, há um pequeno altar, cercado de ex-votos, figuras de santos e restos de velas.

Diferente da Serrota, o acesso ao alto do Cruzeiro não tem estrada pavimentada, por isso é mais emocionante subir "em ritmo de aventura", pela vereda aberta pelos frequentadores no meio da caatinga, pisando na areia fofa e quente, e se espremer entre as pedras para conseguir chegar ao ponto mais alto.

Mas o alto do Cruzeiro tem um a mais encanto: as rochas são atrações à parte, com antigas e recentes inscrições de autógrafos dos visitantes, até declarações de amor, como "Y e X", "Y ama X" ou "Y e X se amam", porque as pessoas escrevem seus próprios nomes na rocha para tentar eternizá-los e o mesmo fazem na expressão de amores passageiros.

O alto do Cruzeiro, localizado em sítio próximo à Agrovila 01 do Bloco 01, criada após a velha Barreiras ser inundada, é ponto de religiosidade desde antes da transferência da sede do município. Dona Enedina Gomes de Oliveira e seu Braz Cariolano Feitosa, residentes no sítio Altinho, próximo à Santa Helena, conduziam procissão ao local na Semana Santa. Dona Enedina e seu Braz, já há muitos anos falecidos, são os pais de Dona Dedé, patrimônio vivo da história de Petrolândia, moradora da Agrovila 01 do Bloco 01, e avós da blogueira Lúcia Xavier (Blog de Assis Ramalho).

Blog Petrolândia em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário