quinta-feira, 18 de maio de 2017

'Meca de poetas populares', diz presidente da Academia de Cordel sobre Caruaru

📸Cordéis são comercializados no espaço onde funciona a Academia, em Caruaru (Foto: Joalline Nascimento/G1)
Caruaru hoje é uma Meca de poetas populares". Foi assim que o poeta, cordelista e jornalista Jénerson Alves definiu o município que comemora o aniversário de 160 anos nesta quinta-feira (18).

Atualmente Jénerson é presidente da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC) e acredita que o espaço, criado em 18 de maio de 2005, fomentou a cultura popular no município. "Apesar de Caruaru sempre ter sido, historicamente, um polo de grandes poetas cordelistas, o que a gente percebe é que depois da Academia, o cordel conseguiu uma força maior", ressalta.

De acordo com Jénerson, o cordel passou a estar mais presente nas salas de aula, de forma que muitas gerações puderam conhecer um pouco da cultura de Caruaru. "As escolas se interessam e têm visitado mais o museu do cordel, a academia. Pedem pra gente visitá-los, levar palestras, rodas de diálogos com os alunos", comemora o presidente da ACLC.

O que a gente vê é que Caruaru sempre foi importante para a poesia popular, Jénerson Alves.

📸Atualmente Jénerson Alves é presidente da Academia de Cordel (Foto: Joalline Nascimento/G1)
A Academia de Cordel surgiu com o intuito de valorizar os artistas que já faziam cordéis e xilogravuras em Caruaru. O espaço antes funcionava no Museu do Cordel, localizado no Parque 18 de Maio. Agora a Academia está na antiga Estação Ferroviária e conta com 17 membros.

Nova Geração
O cordelista José Antônio é mais conhecido na região como Espingarda do Cordel. Ele trabalha com declamação, cordel, xilogravura e cantoria. "Desde criança eu escrevia poesias. Quando eu tinha 14 anos, houve um projeto na rede escolar municipal de Caruaru chamado 'Cordel nas Escolas'. Terminei sendo descoberto nesse projeto", conta.

Durante as atividades do "Cordel nas Escolas", Espingarda aperfeiçoou as técnicas da arte e passou a frequentar festivais de cantoria e recitais. "A partir deste momento, tive a certeza que queria viver de arte", diz. "Meu pai, também, sempre gostou muito deste universo artístico. Ele foi uma grande influência para mim", ressalta.

"Do mundo artístico, minha inspiração diária são os poetas Chico Pedrosa e Leandro Gomes de Barros, o repentista Ivanildo Vilanova e, claro, Mestre Dila. Poesia, arte, não se aprende, se aprimora. E ele me ensinam a aprimorar a minha", afirma.
📷Espingarda do Cordel é da nova geração de cordelistas (Foto: Joalline Nascimento/G1)

Por Joalline Nascimento
G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário