quarta-feira, 24 de maio de 2017

Vale a pena votar? TRE promove o "Programa Eleitor do Futuro" em Fernando de Noronha

Com tantos escândalos políticos divulgados nos últimos tempos tem muito gente pesando boicotar as eleições, essa é uma boa alternativa? Qual a importância de participar do processo de escolha dos nossos representantes? Para esclarecer os jovens de Fernando de Noronha o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, faz palestra do Programa Eleitor do Futuro, nesta quinta-feira (25), às 16 horas. O evento vai ser realizado na Escola Arquipélago.
Os alunos vão poder tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. A palestra vai ser duração de no máximo 40 minutos com mais uma hora para perguntas. Segundo o TRE, o principal objetivo do Programa Eleitor do Futuro é promover o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes com a envolvimento responsável com as questões éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto. O trabalho é voltado para estudantes entre 12 a 16 anos de escolas públicas e particulares.
O Tribunal Regional Eleitoral tem registrado, a cada eleição, uma redução  no número de jovens entre 16 e 18 anos que optam por tirar seus títulos. Nos últimos quatro pleitos, em Pernambuco, o índice nessa faixa etária, que é contemplada com o voto facultativo, caiu 42%. O problema é ainda maior se considerarmos apenas os jovens de 16 anos, desse total quase 56% decidiram adiar sua entrada no sistema eleitoral. A tendência se intensificou após os escândalos divulgados em 2012 e a onda de protestos ocorrida em 2013.

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE de Pernambuco implantou desde 2006 o Programa Eleitor do Futuro para conscientizar crianças e adolescentes da importância da cidadania e da participação. Em 2016, o programa alcançou mais de dois alunos de municípios como Santa Filomena, Santa Cruz, Ipubi, Ouricuri, Araripina, Granito, Trindade e Exu. As palestras foram iniciadas através da parceria da Gerência Regional de Educação de Araripina com a Escola Judiciária Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário