segunda-feira, 12 de junho de 2017

Vacina contra gripe será estendida para toda população a partir desta segunda-feira (12) em Petrolina

📸Vacina contra gripe é estendida para toda a população a partir desta segunda-feira (12) (Foto: Prefeitura de 
Governador Valadares/Divulgação)

Com o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza para os grupos prioritários, encerrada na sexta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, informou que a partir desta segunda-feira (12), as doses estarão disponíveis para toda a população. A vacina protege contra os vírus H1N1, H1N3 e Influenza B.

Em Petrolina deveriam ser imunizadas cerca de 60 mil pessoas. Até a sexta-feira (9), 43.750 doses foram aplicadas, o que corresponde a 79%. Como há excedente de vacina, qualquer pessoa poderá ser imunizada.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Petrolina, Alexsandra Santos, informou que o quantitativo de doses é pequeno. “Estamos estendendo a vacina para todo o público, mas é importante lembrar que o número de doses é pequeno, porque as vacinas enviadas para a campanha atendeu a mais de 80% do público-alvo”, ressaltou.

A vacina pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde do município. Na Zona Urbana o funcionamento é das 8h às 17h e na Zona Rural o atendimento é das 8h às 13h. É importante levar o cartão de vacinação, para quem já possui. Pessoas com doenças crônicas devem apresentar laudo médico.

Grupo Prioritário
Fazem parte do grupo prioritário crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérpera (Mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, idosos e professores. Todos devem receber a dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário