quinta-feira, 6 de julho de 2017

Estande da Sec Mulher na Fenearte vende artesanato produzido por 200 mulheres de Pernambuco; artesanato de Petrolândia é destaque


Artesãs representam a diversidade cultural do interior do Estado e Região Metropolitana

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) está presente pelo 10º ano consecutivo na maior feira de artesanato da América Latina, a 18ª edição da Fenearte 2017,  que acontece de 06 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Vinte grupos de artesãs, que representam 200 mulheres vindas do interior do Estado e Região Metropolitana, estarão comercializando uma variedade de produtos no Estande da SecMulher. Para ter acesso ao estante, é só se dirigir ao cruzamento das ruas 12 e 13, números 384 e 385.

De 06 a 11 de julho, estarão no estande os grupos Quilombolas de São Lourenço. Neste, as mulheres trabalham com colares de cascas de marisco e redes de Pesca. Já o grupo Art’s Belas, do município de mesmo nome, vem com a arte indígena. O Art’s Barros, do município de Brejinho, produz as tradicionais panelas de barro que dão um toque todo especial aos alimentos. As artesãs do grupo Flor de Assussena trazem do município de  São João os tradicionais licores e doces em calda. O Grupo Arte da Terra, de Jaboatão dos Guararapes, comercializa as roupas de algodão cru e acessórios de crochê. Já o Hella, de Paulista, vem com os turbantes de tecido étnicos e acessórios, o Grupo Chama Viva, do Recife, apresenta as bonecas de pano produzidas com temáticas educativas, entre outros.

Na segunda etapa, de 12 a 16 de julho, os grupos provenientes de Moreilândia, Recife, Paulista, Petrolândia, Carpina, Limoeiro e Barreiros trazem a diversidade cultural traduzidas em bolsas, nécessaires, peças utilitárias em tecido, doces, chocolate e biscoitos artesanais, garrafas decoradas, vassouras pet, trufas, perfumaria, entre outros.

PASSARELA FENEARTE – No dia 8 de julho, das 18 às 19h, haverá na passarela Fenearte, o desfile com roupas e acessórios tipicamente nordestinos. As artesãs de Lagoa do Carro vão expor na passarela looks com detalhes dos tapetes bordados, tradição da cidade.

A diversidade cultural dos municípios está representada na passarela através de 50 peças com a cor, o tecido, o brilho e a cultura de cada região. As peças são confeccionadas em frivolité, bordado, algodão cru, acessórios étnicos tribais, turbantes, colares, brincos e pulseiras.

Fotos: Juliana Barreto/Arquivo Via Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário