sábado, 25 de novembro de 2017

Artistas de pernambuco são reconhecidos em prêmio nacional

Mocinha de Passira e Almério receberão troféu do 4º Grão de Música. Fotos: Facebook/Reprodução
Os músicos pernambucanos Almério e Mocinha de Passira serão homenageados, neste sábado (25), durante a cerimônia de entrega da 4ª edição do Prêmio Grão de Música. Os cantores de Caruaru e Passira, respectivamente, ambos no Agreste do Estado, estão entre os 15 artistas premiados pela iniciativa independente que visa valorizar novos e veteranos talentos da música brasileira.

Idealizado pela artista e produtora cultural paraibana Socorro Lira, o Prêmio Grão de Música propõe um trabalho de garimpo musical voltado para o interior do país, onde veteranos ou jovens artistas criam e desenvolvem sua obra a partir do lugar onde nasceram ou vivem. "

O PGM nasceu do desejo e da necessidade de se criar meios para essa música também encontrar os ouvidos que a querem", define a produtora. "Pretendemos ser um espaço dedicado à canção brasileira que, em algum momento, foi chamada de MPB, agora modificada pela indústria do entretenimento. MPB é a música brasileira de cada lugar, como conceito e não como gênero musical", completa Socorro Lira.


Além de Almério e Mocinha, serão premiados os artistas Ana Paula da Silva (SC), Áurea Martins (RJ), Calé Alencar (CE), Cida Moreira (SP), Déa Trancoso (MG), Estela Ceregatti (MT), Fred Martins (RJ), Janio Arapiranga (BA), Joésia Ramos (SE), João Triska (PR), Márcia Siqueira (AM), Paula Santoro (MG) e Wilma Araújo (AL). Juntos, eles compõem ainda uma coletânea musical registrada em disco pelo projeto. No álbum Prêmio Grão de Música 2017, Almério interpreta a faixa Não nasci pro amor, composição de Juliano Holanda e Thiago Martins, enquanto a repentista Mocinha de Passira, Patrimônio Vivo de Pernambuco, apresenta a autoral Os direitos da mulher

Por Viver, Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário