sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Festival Recife do Teatro Nacional apresenta espetáculos de quatro estados

Teatro Barreto Júnior recebe o espetáculo "Shakesfood" na terça-feira (21), às 19h (Foto: Sayonara Freire/Divulgação)

Comédia, drama, contos da carochinha e marionetes: todos esses atrativos fazem parte da programação de espetáculos locais e nacionais do 19º Festival Recife do Teatro Nacional. De 19 a 26 de novembro, o evento ocorre em teatros da capital pernambucana e em duas unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o festival reúne 17 espetáculos de companhias pernambucanas e também de grupos teatrais do Ceará, de São Paulo e da Bahia. A homenageada desta edição do evento é a atriz Conceição Camarotti, conhecida por filmes como "Texas Hotel", "Amarelo Manga" e "A Festa da Menina Morta".

A abertura do evento acontece no Teatro Apolo, às 19h do domingo (19), quando é encenado o espetáculo "Terror e Miséria no Terceiro Reich – O Delator". Com Stella Maris e Germano Haiut no elenco, a peça é ambientada em uma sociedade sufocada pelo terror durante os anos de ditadura nazista na Alemanha e conta a história de um casal de classe média à procura do filho que saiu de casa.
A peça cearense "Criaturas de Papel" é encenada no Teatro Apolo no domingo (26), às 16h (Foto: Daniel Sorrentino/Divulgação)

A programação do festival também é realizada nos teatros de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Barreto Júnior, Luiz Mendonça, além do Compaz Ariano Suassuna, do Compaz Governador Eduardo Campos, da Igreja de Santa Teresa D´Ávila. Os ingressos podem ser adquiridos em cada um dos locais onde os espetáculos são apresentados. No Teatro de Santa Isabel, os ingressos podem ser adquiridos a partir das 9h do dia do espetáculo. Nos demais locais, a venda tem início às 16h

Desfalque

Internada na manhã desta sexta-feira (17) em função de uma infecção renal, a atriz Maria Alice Vergueiro, de 82 anos, precisou cancelar a sua participação no festival. O espetáculo "Why The Horse?", no qual a atriz enfrenta a morte de forma corajosa, abriria a programação do festival, no sábado (18).

O produtor do festival, Romildo Moreira, comentou o internamento de Maria Alice Vergueiro e desejou uma rápida recuperação à artista. “Não esperávamos que ela tivesse um agravamento no seu estado de saúde e é uma pena não termos a grandiosidade da atriz nos nossos palcos. Ficamos na torcida para que ela se recupere logo”, disse.

Em nota assinada pelos integrantes do Grupo Pândega, do qual faz parte, a e pela diretora de produção, Carla Stefan, a equipe informou o cancelamento e pediu a compreensão do público pelo ocorrido. “Pedimos sinceramente desculpas e a compreensão e apoio de vocês. E que seja um magnífico festival — mais do que nunca, nosso Brasil precisa de teatro, precisa de cultura, precisa assumir e fomentar sua diversidade”, traz o texto.

Também por meio de nota, a Prefeitura do Recife lamentou o ocorrido e informou que não modificará a programação para “preencher a impreenchível lacuna deixada por Maria Alice”, adiando para o domingo (19) a abertura do festival.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário