sábado, 11 de novembro de 2017

Povoado de Barreiras: imagens emocionantes dos últimos momentos durante á chegada das águas

Antes da grande transformação causado pelo surgimento da construção do grande lago de Itaparica no sertão nordestino, o povoado de Barreiras no município de Petrolândia em Pernambuco era exatamente assim.

Feira-livre todos os domingos ao lado da tradicional Igreja do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro daquela humilde e tão especial comunidade.
Aqui podemos registrar imagens do colégio onde todas ás crianças do povoado de Barreiras, estudavam antes do surgimento da barragem de Itaparica.
Aqui nesta imagem podemos mostrar pessoas sentadas em frente ao mais tradicional bar do povoado, o popular Bar do Carrão, como mostra á foto.
No momento em que foi feito esta foto, certamente não era dia de feira livre, já que o bar se encontrava fechado como mostra á imagem.
Aqui mais uma imagem que teve seu registro feito em um dia comum, e não no momento da feira-livre realizada aos domingos. Mais uma bela recordação para todos aqueles que tiveram o prazer de morar naquela comunidade.
Aqui nesta triste e emocionante imagem, podemos observar o exato momento em que ás águas do velho chico se aproximavam do templo sagrado do povoado de Barreiras, onde em questão de dias tudo foi se transformando e inundando á nossa belíssima e inesquecível Igreja.
Foto: Tony Xavier
E com o passar dos tempos ela foi ficando cada vez mais distante de todos nós, o que dificultou cada vez mais á nossa chegada e nos entristecendo ao relatar todos esses momentos.
Foto: Tony Xavier
O tempo passou ainda mais, e o ser humano não respeitando o valor daquele patrimônio, terminou destruindo grande parte daquela igreja e ferindo os corações de todo um povo que jamais esquecerá daqueles belos momentos.

Hoje ela se encontra desse jeito, abandonada e sem nenhum cuidado especial, diferentemente do passado onde todos os grandes momentos daquele povoado eram voltados para ela. Culpa dos homens!

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos do povoado de Barreiras: Reprodução Whatsapp (Grupo Barreirenses de Coração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário