Cães agonizaram na rua e, depois de morrerem, foram jogados em uma caminhonete. Foto: Joseph EID/AFP
Um vídeo que mostra cães abandonados sendo envenenados por funcionários municipais na periferia de Beirute deflagrou uma onda de indignação nas redes sociais e entre as autoridades, assim como a abertura de inquérito administrativo.
As imagens foram gravadas no município de Ghobeiry, ao sul da capital libanesa. Nelas, veem-se vários cães deitados, agonizando perto de um prato de comida, em convulsão e com uma espuma branca saindo da boca. Na sequência, um funcionário da Prefeitura os recolhe e os joga em uma caminhonete.
"Cães vira-latas envenenados e mortos nas mãos da prefeitura de Ghobeiry", acusa no Facebook a ONG de defesa dos animais Animals Lebanon, que publicou a denúncia, ressaltando que essas práticas são "ilegais e inaceitáveis". A prefeitura de Ghobeiry anunciou a abertura "de uma investigação para ativar os procedimentos legais disciplinares".
"Trata-se de um ato isolado infame e condenável, fruto da iniciativa pessoal de um certo número de indivíduos do Departamento de Saúde", garantiu a Prefeitura em um comunicado, isentando-se de qualquer envolvimento no episódio.
O ministro do Interior, Nuhad Mashnuk, anunciou a abertura de uma investigação "rápida" sobre a eventual responsabilidade da Prefeitura.
O chefe de Estado libanês, Michel Aoun, compartilhou no Facebook uma fotografia dele com seu cachorro e disse que há "vários métodos" para tratar do tema dos vira-latas, evocando a "lei de proteção dos animais" adotada este ano.
A nova legislação proíbe a tortura de animais e qualquer ação que provoque "sofrimento", com multas de até 11.000 euros para os infratores.
Por: AFP - Agence France-Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário