quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Literatura: Livro de fotografias retrata história do Brasil em cem imagens icônicas

Foi realizada no Brasil aquela que é considerada a primeira experiência fotográfica da América do Sul. De 1840, o registro do Paço Imperial no Rio de Janeiro é o ponto de partida de História do Brasil em 100 fotografias, livro organizado por Ana Cecilia Impellizieri e Luciano Figueiredo, que propõe uma leitura do país por meio de imagens. A fotografia no Brasil ganhou força precocemente, principalmente pelos esforços de dom Pedro II, o jovem imperador que era um entusiasta da tecnologia. “Realmente não se pode reclamar: ao longo do tempo, o Brasil foi fartamente fotografado”, dizem os organizadores da obra no texto de apresentação.

A grande quantidade de material sobre a rotina do país foi base para o projeto, que coloca a fotografia como protagonista. “Se não é de hoje que a fotografia vem servindo como apoio para interpretação e revisão de historiadores, neste livro ela reivindica seu protagonismo para contar, de maneira inédita, a história do Brasil”, diz o texto. O livro vai até 2016 e atravessa quase 180 anos da história do país. Importantes movimentos sociais e políticos são retratados na obra, mas também ganham destaque situações relacionadas à cultura e ao esporte. Fatos prosaicos aparecem ao lado de grandes acontecimentos.

A primeira vez em que as mulheres foram às urnas, a morte de dom Pedro II, as cabeças expostas de Lampião e seu bando dividem espaço com os primeiros anos de Brasília, a posse de Lula e a derrota do Brasil na Copa de 1950 (no famoso Maracanazo), para ficar em apenas alguns exemplos. Ao lado de cada imagem, há um texto com o contexto do momento retratado e detalhes da fotografia apresentada. Ao fim, há um breve currículo dos autores das imagens selecionadas. 

Além dos organizadores Ana Cecília Impellizieri e Luciano Figueiredo, o conselho de curadoria contou com Joaquim Marçal F. de Andrade e Milton Guran, duas autoridades quando o assunto é o estudo da fotografia no Brasil. A eles coube a tarefa difícil de selecionar, em um universo tão amplo, o que entraria ou não no livro. O critério para a escolha foi “apresentar imagens representativas para temas considerados fundamentais”. Além das fotografias incontornáveis (quelas que marcaram uma época), a busca da equipe foi por registros surpreendentes e originais.

SERVIÇO
História do Brasil em 100 fotografias
Organização: Ana Cecilia Impellizieri e Luciano Figueiredo
Editora: Bazar do Tempo (300 págs)
Preço sugerido: R$ 79

Por Alexandre de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário