sábado, 16 de dezembro de 2017

Morre aos 85 anos o Jornalista Juracy Andrade


Juracy fez parte da equipe do educador Paulo Freire

O jornalista Juracy Andrade morreu, no Recife, aos 85 anos, em decorrência de complicações cirúrgicas. O jornalista trabalho no Recife, em São Paulo, Brasilia e Rio de Janeiro, depois de deixar o seminário em 1957. Na década de 1960 foi um dos integrantes da equipe do educador Paulo Freire na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi lá que Juracy de aposentou. O corpo foi velado no cemitério Morada da Paz em Paulista neste sábado, onde ocorreu a cremação às 16h.

Juracy era casado com a advogada Ana Patrícia Leitão e deixa quatro filho com idades entre 49 e 54 anos. O jornalista havia realizado uma cirurgia no começo de novembro para a retirada de um câncer no intestino. Após constatada aderência, ele precisou operar novamente no dia 16 de novembro. A terceira cirurgia ocorreu no dia 27 de novembro, onde acarretaram diversas complicações e um infecção, precisando ser internado na Unidade de Terapia Intensiva.

Apesar de aposentado, o jornalista ainda colaborava com o jornal virtual Porta-Voz, que fala sobre religião, e para revistas no bairro de Aldeia, onde morava. Juracy ainda mantinha o Blogue no Nego Veio, como era conhecido, e escrevia sobre política, religião, urbanismo e outros temas. O último post do blog é do dia 13 de novembro, onde relatava as dificuldades do pós-operatório.

O jornalista Juracy Andrade nasceu em Vitória de Santo Antão, Zona da Mata Sul de Pernambuco, em 28 de julho de 1939. Iniciou estudos religiosos em Olinda e Mossoró (RN). Também cursou três anos de filosofia no Seminário Central de São Leopoldo (RS), na década de 50. O escritor também é licenciado em teologia em Roma e Lyon. Foi preso político na época em que trabalhou na equipe de Paulo Freire, na UFPE, por onde foi aposentado após receber anistia.

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário