sábado, 23 de dezembro de 2017

No sul das Filipinas tempestade tropical já deixou 133 morto

Foto: Manman Dejeto/AFP
Ao menos 133 pessoas morreram durante a passagem da tempestade tropical Tembin que atinge o sul das Filipinas desde a sexta-feira, e as equipes de resgate buscavam neste sábado dezenas de desaparecidos. O número de mortos não para de aumentar. Os últimos números fornecidos pela polícia incluem 36 vítimas cujos corpos foram recuperados neste sábado no rio Salog, na ilha de Mindanao.

A tempestade causou inundações e deslizamentos de terra. De acordo com um responsável da polícia da cidade de Sapad, Rando Salvacion, os corpos recuperados no Salog vieram da localidade de Salvador. As autoridades locais disseram que recuperaram 17 outros corpos, mais a montante. Sapad e Salvador estão localizadas na província de Lanao del Norte, no noroeste da ilha, uma dos mais afetadas pela tempestade Tembin.

As Filipinas são atingidas anualmente por cerca de 20 tufões e tempestades, mas Mindanao, a grande ilha do sul com cerca de 20 milhões de habitantes, é geralmente poupada. Mais de 12 mil moradores da ilha tiveram que deixar suas casas. De acordo com a polícia, 19 pessoas morreram no vilarejo montanhoso de Dalama, perto da cidade de Tubod.

"A água do rio começou a subir e a maioria das casas (de Dalama) foi inundada. O vilarejo não existe mais", declarou à AFP Gerry Parami, da polícia de Tubod. Policiais, soldados e voluntários se mobilizam para tentar encontrar os corpos sob os escombros e a lama neste vilarejo agrícola de 2.000 habitantes, acrescentou Gerry Parami.

- Resgate difícil -

Em outras partes, pedras e lama carregadas pelas inundações soterraram 40 casas na cidade de Piagapo, matando pelo menos 10 pessoas, de acordo com um representante da Defesa Civil da província de Lanao del Sur, Saripada Pacasum. "Nós enviamos equipes de resgate, mas seu avanço é lento por causa das rochas", indicou.

A tempestade também causou cortes de energia e das comunicações, dificultando o estabelecimento do número de vítimas. A preocupação é particularmente grande na península de Zamboanga, onde, de acordo com a televisão local, pelo menos três localidades foram afetadas pelas inundações.

Nesta área, o número de vítimas está em 28, segundo informou a polícia, que relatou outras 81 pessoas desaparecidas, após avalanches de lama e o deslizamento de rochas em cidades costeiras como Sibuco. "É possível que as vítimas tenham ignorado as advertências das autoridades" sobre os riscos de inundação, disse o prefeito de Sibuco, Norbideiri Edding, à rádio Manila DZMM.

A tempestade tropical deverá atingir neste sábado à noite a ilha de Palawan, a oeste de Mindanao, segundo o serviço meteorológico filipino. Tembin chegou ao país menos de uma semana após a tempestade tropical Kai-Tak, que devastou o centro das Filipinas, deixando 54 mortos e 24 desaparecidos.

Cerca de 100 pessoas morreram em julho de 2014 na passagem do tufão Rammasun ("deus do trovão" em tailandês), apesar da evacuação maciça de quase 400 mil pessoas e da paralisia de Manila. O tufão também atingiu a China e o Vietnã.

Haiyan, um dos mais violentos tufões já registrados, atingiu as Filipinas em novembro de 2013, com ventos superiores a 315 km/h. Ondas gigantes, como as de um tsunami, destruíram tudo em seu caminho. O desastre natural deixou mais de 7.350 mortos ou desaparecidos, além de mais de quatro milhões de desabrigados.

Por: AFP - Agence France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário