quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Um Presépio com gays e prostituta ao lado de Jesus é retirado de exposição


Presépio foi criado em 2000. Foto: Província Franciscana/Reprodução

Um presépio que retrata a família sagrada - Maria, José e Jesus - ao lado de um casal homossexual e uma prostituta foi retirado de uma exposição gratuita no convento Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, no Rio de Janeiro. A instituição, que é ligada à Igreja Católica, decidiu remover a obra do local devido a pressão de pessoas que se sentiram incomodadas com a presença das figuras entre as imagens santas.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre 

Intitulado Prediletos do Senhor, o presépio foi criado por Luciano Almeida, de 38 anos, em 2000. Em entrevista à Folha de São Paulo, o artista disse ter discordado da remoção. Segundo ele, a polêmica em torno da obra nasceu de uma má compreensão da mensagem que ela pretende transmitir: a imagem, na realidade, retrata figuras marginalizadas da sociedade, incluindo enfermos, crianças vítimas de abusos, um casal idosos e índios. 

"Não importa quem você seja. É possível que em algum momento da sua vida você seja vítima de desamparo e preconceito. E são essas pessoas que eu quis retratar, há 18 anos, com essa obra. Se Jesus tivesse prediletos, seriam essas pessoas", disse Almeida. Desde sua criação, Prediletos já foi exibido em várias cidades no Brasil e do exterior, sendo retirada de uma exposição pela primeira vez nesta quarta-feira (27). Em nota enviada ao jornal O Globo, a Província Franciscana informou: "A fim de evitar escândalos que em nada contribuem para fomentar o Espírito de Natal, a curadoria da mostra decidiu pela retirada da obra".

Por Viver/Diario - Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário