quinta-feira, 6 de julho de 2017

30 anos depois, plantas que existiam ás margens do RIo São Francisco na Petrolândia submersa, existem até hoje

📸Ipomoea Carnea, ou Mata Cabra (Foto Tony Xavier)

Por volta dos anos oitenta nas margens do Rio São Francisco no Sítio Boa Vista, no município de Petrolândia sertão de Pernambuco, havia diversas tipos de plantas que mesmo com o passar dos anos e á mudança para outra região do sertão, não desapareceram com á grande transformação provocada pela construção da hidrelétrica Luiz Gonzaga. (Barragem de Itaparica)

Uma dessas plantas que mesmo distante da região de onde ela existia, e que reapareceu novamente com o passar dos anos  nas margens do Lago de Itaparica, é Ipomoea Carnea, mas conhecidos por muitos como ´Mata Cabra. principalmente aqui na região do Vale do São Francisco.

Redação do Blog
Petrolândia em Foco

Estande da Sec Mulher na Fenearte vende artesanato produzido por 200 mulheres de Pernambuco; artesanato de Petrolândia é destaque


Artesãs representam a diversidade cultural do interior do Estado e Região Metropolitana

A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) está presente pelo 10º ano consecutivo na maior feira de artesanato da América Latina, a 18ª edição da Fenearte 2017,  que acontece de 06 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Vinte grupos de artesãs, que representam 200 mulheres vindas do interior do Estado e Região Metropolitana, estarão comercializando uma variedade de produtos no Estande da SecMulher. Para ter acesso ao estante, é só se dirigir ao cruzamento das ruas 12 e 13, números 384 e 385.

De 06 a 11 de julho, estarão no estande os grupos Quilombolas de São Lourenço. Neste, as mulheres trabalham com colares de cascas de marisco e redes de Pesca. Já o grupo Art’s Belas, do município de mesmo nome, vem com a arte indígena. O Art’s Barros, do município de Brejinho, produz as tradicionais panelas de barro que dão um toque todo especial aos alimentos. As artesãs do grupo Flor de Assussena trazem do município de  São João os tradicionais licores e doces em calda. O Grupo Arte da Terra, de Jaboatão dos Guararapes, comercializa as roupas de algodão cru e acessórios de crochê. Já o Hella, de Paulista, vem com os turbantes de tecido étnicos e acessórios, o Grupo Chama Viva, do Recife, apresenta as bonecas de pano produzidas com temáticas educativas, entre outros.

Na segunda etapa, de 12 a 16 de julho, os grupos provenientes de Moreilândia, Recife, Paulista, Petrolândia, Carpina, Limoeiro e Barreiros trazem a diversidade cultural traduzidas em bolsas, nécessaires, peças utilitárias em tecido, doces, chocolate e biscoitos artesanais, garrafas decoradas, vassouras pet, trufas, perfumaria, entre outros.

PASSARELA FENEARTE – No dia 8 de julho, das 18 às 19h, haverá na passarela Fenearte, o desfile com roupas e acessórios tipicamente nordestinos. As artesãs de Lagoa do Carro vão expor na passarela looks com detalhes dos tapetes bordados, tradição da cidade.

A diversidade cultural dos municípios está representada na passarela através de 50 peças com a cor, o tecido, o brilho e a cultura de cada região. As peças são confeccionadas em frivolité, bordado, algodão cru, acessórios étnicos tribais, turbantes, colares, brincos e pulseiras.

Fotos: Juliana Barreto/Arquivo Via Didi Galvão

Governo anuncia 100 mil vagas a juro zero para Fies em 2018

 📸Fotos: Gilvaldo Barbosa/Agência O Globo

O governo federal anunciou hoje (6) a abertura, para 2018, de 310 mil vagas em três modalidades do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Novo Fies). Dessas vagas, 100 mil serão ofertadas a juro zero para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, incidindo somente correção monetária.
 
O Novo Fies passará a vigorar a partir de 2018. Na modalidade Fies 1, com oferta de 100 mil vagas por ano a juro zero, o estudante pagará uma parcela máxima de 10% de sua renda mensal. Outros pontos de corte serão a pontuação mínima de 450 pontos e nota na redação acima de zero no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil

📸Palma (Foto: Tony Xavier)

O que á natureza produz é sempre muito lindo e impressionante. Muito comum na região nordeste do Brasil, á Palma é um dos grandes alimentos para os animais, principalmente na época em que ás chuvas não caem em grande intensidade. por isso, agricultores que sempre criam dentro dos seus cercados animais como gado, ou ovelhas por exemplo, nunca ficam sem um plantio de Palma na sua propriedade.

Bom dia Petrolândia!
Blog Petrolândia em Foco