terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O Brilho da superlua iluminando a primeira noite de 2018


Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Dois mil e dezoito está começando com um mês de lua azul. O fenômeno de duas luas cheias no mesmo mês, cujo intervalo médio de acontecimento é de dois anos e oito meses, ocorrerá durante este janeiro. O primeiro dia do ano já foi marcado pela aparição diferente do satélite, com uma superlua, mais brilhante e visível aos observadores. Muitos pernambucanos aproveitaram para se juntar em pontos turísticos, como o Marco Zero e as orlas da Região Metropolitana, e aproveitar a noite mais iluminada.

A primeira superlua de 2018 começou às 18h54 desta segunda-feira (1) e às 23h24 atingiu a fase cheia. Segundo o coordenador do Observatório Alto da Sé, Cleiton Batista, astronomicamente o evento é chamado de lua cheia do perigeu e ocorre quando a lua está na fase cheia e atinge, na sua órbita, maior proximidade com o planeta Terra. “A lua pode ficar 14% maior visualmente e 30% mais brilhante”, detalhou Cleiton.

O geógrafo Maurício Carneiro Júnior, 48 anos, se preparou para acompanhar a superlua. Ele saiu de casa com a filha, sobrinhos e um tio por volta das 16h30, armou a cadeira na Praia de Piedade e ficou esperando. “No ano passado, fiz isso durante todas as outras que tiveram. A de agora está com muitas nuvens ao redor, então não dá para ver tão perfeitamente”, comentou.

A professora Camila Guimarães, 26, e a técnica de edificações Keicyane Almeida, 26, aproveitaram para fazer fotos e renovar os pedidos para 2018. “A gente estava comentando que a lua ganhou do pôr do sol. Geralmente, ele já é naturalmente bonito, enquanto ela fica mais na dela. Mas a lua agora está inspiradora”, comentou Keicyane. “É uma forma de harmonizar com o começo de ano”, complementou Camila. 

Por: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário