quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Bastante Chuva nas ultimas 24 horas em todo sertão de Pernambuco

As chuvas que caíram em solo sertanejo nas ultimas 24 horas tem deixado o homem do campo mais confiante, com a esperança de que em fim a seca que há 7 anos vem causado imensos prejuízos está próximo do fim. Os reservatórios de pequenos e médios portes já estão sangrando e os de maiores porte acumulam bastante água, o suficiente para renovar a esperança de tantos sertanejos que já estavam no seu limite. Choveu em quase todos os municípios do sertão de Pernambuco, com destaque para Terra Nova, Parnamirim, Serrita, Salgueiro, Cabrobó, Petrolina e Belém do São Francisco.

Municípios do sertão Central do estado registraram maiores volumes de água, segundo Boletim Pluviométrico das ultimas 24 horas da Agencia Pernambucana de Águas e Clima. Em Terra Nova foi registrado o maior volume com 84.5mm, em Serrita choveu 44.0mm, Parnamirim 46.0mm e em Salgueiro 32.6mm. Já na região do São Francisco os municípios com maiores volumes de acordo com o Boletim da APAC foram, Cabrobó 8.7mm, Petrolina 7.5 e Belém do São Francisco com 4.8mm.

Em Cabrobó mais de 2 mil famílias da região do Riacho Grande estava sendo beneficiadas com a água do canal da transposição, que desde a capitação do leito do Rio São Francisco percorre 45 Km até despejar no reservatório de Terra Nova e em seguida perenizar o Riacho Grande. As chuvas mais recentes na região aceleraram o caminho das águas, o açude da Cruz do Riacho já está cheio e a água cruza a BR 428 e depois de percorrer 80 Km segue rumo ao reencontro com o leito do Velho Chico de onde saiu. Por onde passa vai deixando trabalhadores felizes e com fartura na mesa, sem falar no melhoramento da renda familiar e no aquecimento da economia local.

Via Blog do Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário