quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Aprenda a fazer sabão hidratante de azeite

© iStock
Fazer sabão é uma das reações químicas mais antigas da Humanidade. Historiadores acreditam que já na pré-história, os seres humanos ferviam gorduras animais e misturavam com cinzas, o que gerava um ligeiro coalho.

Para fazer sabão de Azeite, é necessário apenas três ingredientes: óleo, soda cáustica e água. Lembre-se sempre de usar luvas, óculos e máscara para não se machucar e de manter as crianças bem afastadas! Confira o passo a passo, segundo o site A Senhora do Monte:

Ingredientes, 1 kg de Azeite 128 g de soda cáustica ,(hidróxido de sódio)
380 ml de água.

Modo de Preparo
Em uma taça de vidro, misture água e soda com cuidado, mexendo sempre com uma colher de madeira. Cuidado pois rapidamente a mistura atinge os 80º. Dilua toda a soda e aguarde 30 minutos.

Esquente o azeite até que este atinja os 40º e adicione à mistura de soda e água. Mexa até que tudo esteja homogêneo e adquira consistência de maionese. Neste momento, caso queira, pode adicionar óleos essenciais.


Coloque em moldes e aguarde entre 24 e 48 horas ou até que esteja duro. Retire da forma e deixe em local seco e fresco por três meses, para que a soda evapore.

Ao lavar os utensílios, lave com vinagre para neutralizar a soda.
Por Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário