sábado, 4 de agosto de 2018

Saiba como acompanhar o pedido da aposentadoria na internet

© DR

É comum encontrar nas agências da Previdência pessoas que vão até o local simplesmente para saber se a aposentadoria ou quaisquer outros benefícios solicitados há dias ou semanas foram concedidos. Esse deslocamento e a espera pelo atendimento são, na maioria das vezes, desnecessários. A reportagem testou o serviço que informa a situação do benefício no site do INSS, o inss.gov.br, e verificou que o funcionamento é bastante simples.

Após acessar a página principal, o segurado obtém a informação em quatro etapas, sem a necessidade de criar senha ou preencher longos cadastros. Na tela, a opção "Consulta à situação do benefício" está no menu de serviços, à esquerda do usuário. O segundo passo é clicar em "Acompanhar pedido".

A terceira tela a ser aberta pedirá alguns dados do segurado, como nome completo, data de nascimento e número do CPF. É preciso seguir as instruções, como não usar pontos, vírgulas ou barras.O número do benefício também será solicitado. Essa numeração está no protocolo entregue ao cidadão na ocasião do pedido no posto.Depois de preencher todos os campos e clicar em "Visualizar", a situação do benefício será informada.


Por exemplo, caso o requerimento tenha sido aprovado, a tela apresentará a frase: "Benefício concedido". A consulta também pode ser realizada pelo telefone 135. A ligação não tem custo quando realizada de telefone público ou fixo.Se a opção for o celular, o custo é o da ligação local. Ou seja, se o atendimento demorar, o usuário terá prejuízo.Quem informou corretamente o endereço ao INSS também recebe a resposta por carta. Mas nesse caso, a espera é de 20 dias. 
Com informações da Folhapress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário