segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Buerarema: Cacique diz que tribo resistirá caso Bolsonaro ameace retirada de terras

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O cacique Josivaldo Ferreira da Silva, o “Babau”, líder dos índios Tupinambás, declarou que irá resistir caso haja risco de perda de terras de tribos em Buerarema, no sul baiano. A cidade é uma das quatro da Bahia onde Jair Bolsonaro (PSL) ganhou nas urnas (ver aqui). Ele teve 55,26% dos votos válidos contra 44,74% de Fernando Haddad (PT). Ao Correio, o cacique disse que “nem Bolsonaro, nem ninguém vai tirar os índios das nossas terras. Vamos resistir”.

A cidade vive um conflito entre indígenas e fazendeiros acirrado após ocupações de índios entre 2012 e 2014 na localidade de Serra do Padeiro. Com a vitória de Bolsonaro, fazendeiros da região esperam ter a posse das terras. Conforme o cacique, existem leis que “garantem a terra”. Josivaldo Ferreira da Silva afirmou ainda que conta com o Ministério Público Federal (MPF), que tem atuado para que evitar os pedidos de reintegração de posse.


Um relatório da Fundação Nacional do Índio (Funai) delimitou a terra indígena tupinambá em 47.376 hectares. Além de Buerarema, a área indígena abrange partes de Una e Ilhéus.
Via Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário