segunda-feira, 9 de julho de 2018

Petrolândia: Carro sai da pista e capota após comerciante (Zé do Ouro) cochilar na BR-316, no sentido Floresta/Petrolândia.

''Graças a Deus está tudo bem'', disse Zé do Ouro

Na tarde desta segunda-feira (09), ambulâncias do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima foram acionadas, por volta das 16h30, para atendimento de ocorrência no km 316 da BR 316, sentido Floresta Petrolândia, com o registro do capotamento de um automóvel Volkswagen Voyage.

O comerciante José Roberto, popularmente conhecido por Zé do Ouro, que vinha de Caruaru para Petrolândia, disse que cochilou enquanto dirigia o automóvel que saiu da pista e capotou. ''Vinha enfadado, cansado e realmente eu cochilei. Foi muito rápido, quando percebi o carro já tinha saído da pista. Mas graças a Deus está tudo bem. Eu não sofri nada, enquanto os outros foram socorridos para o hospital, mas sem maiores escoriações'' disse Zé do Ouro à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Além de Zé do Ouro, mais três pessoas estavam no automóvel. A esposa, a nora e mais um homem. Até o fechamento desta reportagem, por volta das 18h30, as três pessoas estavam sendo medicadas no Hospital Municipal.

Redação do Blog de Assis Ramalho

JUSTIÇA: Conflitos entre juízes sobre prisão de Lula escancaram insegurança jurídica

Cármen Lúcia evitou expor o STF e se limitou a emitir nota: "Justiça é impessoal" e "democracia é segura" (foto: Antonio Cruz/Agencia Brasil )

A decisão do desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), de soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a queda de braço que se estendeu ao longo de todo o dia entre a soltura e a manutenção da prisão do petista escancararam os conflitos entre as várias instâncias da Justiça brasileira. A confusão descortinou uma grave insegurança jurídica nos processos do Poder Judiciário.

A largada de Favreto na manhã de ontem foi contestada pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13º Vara Criminal de Curitiba. A contrariedade do magistrado de primeira instância foi respaldada, no início da tarde, pelo relator do caso no TRF-4, desembargador João Pedro Gebran Neto, após encaminhamento do presidente do tribunal, Thompson Flores. Às 16h14, Favreto voltou a emitir uma nova sentença, pedindo novamente a liberdade de Lula. À noite, foi a vez de Thompson manter o entendimento pela continuidade da prisão.

Na corrida desenfreada do Judiciário, ninguém saiu ganhando. Para o advogado criminalista Celso Vilardi, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), houve erros de todas as partes. Em primeiro lugar, ele avalia como um equívoco a ordem de habeas corpus de Favreto. “Não é o caso de rever uma decisão que já se encontra sob jurisdição do Supremo Tribunal Federal (STF)”, analisou.

A decisão de Moro, de desrespeitar a ordem de um desembargador e da própria Polícia Federal ao não cumprir a soltura de Lula após a determinação de Favreto, também foi considerada um erro por Vilardi. Bem como os pareceres de Gebran e Thompson. “Quem tem competência é o plantonista. Foi um dia triste para o poder Judiciário brasileiro. Foi tudo errado, um show de horrores. O mais correto na minha posição é que a ministra Cármen Lúcia (presidente do STF) tivesse se manifestado por meio de reclamação”, ponderou.

Em meio ao caótico dia na Justiça brasileira, o STF optou por não se expor. Cármen Lúcia se limitou a emitir uma nota e não tomou qualquer decisão. Destacou que a “Justiça é impessoal” e que o Poder Judiciário tem “ritos e recursos próprios que devem ser respeitados”. Declarou que a “democracia brasileira é segura” e que os órgãos competentes do poder em cada região devem atuar para garantir que a resposta judicial seja oferecida com “rapidez e sem quebra da hierarquia”. “Com rigor absoluto no cumprimento das normas vigentes”, disse.

Na falta de uma decisão do STF, há quem aponte que o maior equívoco foi cometido por Favreto. Para a advogada constitucionalista Vera Chemin, a decisão do desembargador fere a súmula 122 do TRF-4. A norma estabelece que a execução da pena deve ser cumprida após encerrada a jurisdição criminal de segundo grau. Como Lula foi condenado após o esgotamento dos recursos cabíveis pela 8ª turma, ela entende que o desembargador não poderia adotar a sentença monocraticamente.

Abuso de poder 

Carro se parte ao meio em acidente com caminhão no RS

© PRF / Divulgação
Dois motoristas ficaram feridos em um acidente envolvendo dois carros e um caminhão na manhã desta segunda-feira (9) na cidade de Estrela (RS). As informações são do G1.

A Polícia Rodoviária Federal informou que os condutores dos veículos de passeio sofreram ferimentos leves. Segundo a corporação, o motorista do Volkswagen Gol atravessou a pista, "cortando" um Chevrolet Vectra que trafegava em direção a Porto Alegre, o que causou a primeira colisão. Em seguida, o caminhão bateu no Vectra. Um dos carros se partiu ao meio com o impacto.

Encerrado resgate por hoje: oito meninos já foram retirados da gruta

© Reuters
Mais três garotos foram retirados da gruta de Tham Luang, na Tailândia, nesta segunda-feira (9), afirmam testemunhas segundo a CNN e Reuters, mas a informação não foi confirmada oficialmente. Nesta altura permanecem no interior quatro rapazes e o professor

Os primeiros quatro meninos foram resgatados no domingo (8) e estão em bom estado de saúde, de acordo com as autoridades. Nesta segunda-feira (9), após o recomeço da operação de resgate, mais um jovem conseguiu ser retirado do local  onde estão presos desde o dia 23 de junho.

Não houve nenhuma informação imediata sobre o estado do quinto, sexta, sétimo e oitavo meninos resgatados.
Segundo o G1, a missão desta segunda é trazer ao menos dois adolescentes, seguindo as etapas antecipadas por autoridades no final de semana. 

TRAGÉDIA: sobe para 75 número de mortos das fortes chuvas no Japão

© Reuters
Pelo menos 75 pessoas morreram na sequência das inundações causadas por chuvas torrenciais no sudoeste do Japão, segundo o mais recente balanço das autoridades japonesas e que ainda pode aumentar, com a imprensa local apontando para 88 mortos

A contagem das vítimas tem sido dificultada pelas vastas áreas afetadas pelos temporais, inundações e deslizamentos de terras. Mais de quatro milhões de habitantes receberam ordens para abandonarem as suas casas, instruções nem sempre respeitadas por algumas vezes ser já impossível ou muito perigoso.

As zonas mais atingidas são as prefeituras de Okayama, Hiroshima e Ehime, onde vários corpos foram encontrados, após deslizamentos e inundações, de acordo com a agência de notícias japonesa Kyodo.

PT deve recorrer ao STJ sobre decisão de manter Lula preso

© Filipe Araújo / Fotos Públicas (Arquivo)
Após mais de nove horas de impasse no Judiciário, o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, manteve a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, colocando fim ao confronto de decisões dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto.

Em seu despacho, Thompson Flores afirmou que os argumentos usados no pedido de habeas corpus a favor do ex-presidente são os mesmos já submetidos e analisados pela 8ª Turma do TRF, inclusive o fato de Lula ser pré-candidato à Presidência da República. Segundo ele, "rigorosamente, a notícia da pré-candidatura eleitoral (de Lula) é fato público/notório do qual já se tinha notícia" no julgamento da 8ª Turma. Por isso, considerou que deveria ser preservada a revogação da soltura de Lula, feita pelo desembargador Gebran Neto. As informações são da Agência Brasil.

No entanto, a defesa do ex-presidente pretende recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) da decisão de Gebran Neto, de acordo com informações de O Globo, alegando que ela não teria validade porque o magistrado se encontra de férias e, sendo assim, não teria jurisdição sobre o caso deste domingo (8).

"Gebran, o relator em férias, que não está no plantão e portanto não tem autoridade para determinar qualquer ação judicial, em conluio com a PF, quer manter Lula preso! Rompidas as garantias constitucionais e do direito! Todos a Curitiba, todos as rua", escreveu a presidente do PT Gleisi Hoffmann no Twitter.

Integrantes do PT ainda avaliam qual o melhor momento para agir, já que ainda estão na expectativa de outro possível pronunciamento de Favreto questionando a jurisdição de Gebran Neto.

Bom dia Petrolândia,bom dia Nordeste bom dia Brasil



Imagens do lago de Itaparica/Petrolândia-PE
Bom dia! O nascimento de um novo dia traz para cada um de nós a certeza de mais uma conquista e a esperança de um novo sonho a ser  realizado, que todos tenham um excelente dia.

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier