quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Horário de verão tem início à 0h de domingo em 11 estados

© Pixabay
A partir da zero hora do próximo domingo (4), os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal devem ajustar os relógios para dar início ao horário de verão. O horário adiantado em uma hora em relação ao horário normal ficará em vigor até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019.

Os estados afetados são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.

O Ministério de Minas e Energia explica que as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, porque a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos. O objetivo é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética no horário das 18h às 21h.

O ministério explica que no período também há aumento da temperatura e consequente aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico.

Imagem de gêmeas após cirurgia de separação é divulgada por hospital

© Divulgação / HC 
Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) divulgou nesta quarta-feira (31) uma imagem das irmãs gêmeas que nasceram unidas pela cabeça, no Ceará. É a primeira foto das duas depois da cirurgia que as separou de forma definitiva

As irmãs, de dois anos e três meses, ainda estão Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recuperam. Mas Maria Ysabelle e Maria Ysadora evoluiram e já respiram sem ajuda de aparelhos.

A operação para separá-las contou com cerca de 40 profissionais. As gêmeas estão em Ribeirão Preto com os pais desde fevereiro

O CASO

O processo foi tão complexo que teve a ajuda do neurocirurgião americano James Goodrich, do Montefiore Medical Center, de Nova York, um dos maiores especialistas do mundo.

Como lembra a Folha de S. Paulo, a primeira cirurgia foi ocorreu no dia 17 de fevereiro deste ano. três meses depois, as irmãs passaram pela segunda. 

Dupla sertaneja anuncia separação após 34 anos: 'Queríamos mais'

© Divulgação
Marlon e Maicon deram uma triste para os fãs nesta quarta-feira (31). A dupla anunciou a separação após 34 anos de atividades. O comunicado foi feito através do Instagram e os cantores destacaram a dificuldade de tomar a decisão.

"Informamos que a dupla Marlon e Maicon encerra sua parceria após 34 anos. Foram tempos de muitas lutas, conquistas e derrotas, decidimos parar definitivamente com a dupla. O mercado mudou e percebemos que o espaço para nossa música ficou restrito demais. Nossa parceria sempre foi firmada em respeito, honestidade, alegria e principalmente muito amor", afirma a nota.

"Queríamos mais, sonhávamos ainda mais e desejávamos fazer o que mais amamos para sempre, mas infelizmente a vida tomou novos rumos. Deixamos um legado de 10 CDs e 2 DVDs registrados para a eternidade da música sertaneja, neles são contados e cantadas toda nossa verdade e nosso melhor como artistas. 

Ciro Gomes diz que Leonardo Boff é 'um bosta' e que Lula é traidor

Foto: André Carvalho/CNI
Em sua primeira entrevista após voltar da Europa, para onde viajou no dia seguinte à derrota no primeiro turno das eleições presidenciais, Ciro Gomes (PDT) declarou ter sido "miseravelmente traído" pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus "asseclas".

A entrevista foi publicada, nesta quarta-feira (31), pela Folha de S. Paulo. Ciro abriu o leque de queixas contra os petistas. De acordo com o candidato derrotado, ele não pode ser chamado de traidor por não ter declarado apoio a Fernando Haddad (PT) no segundo turno.  "A gente trai quando dá a palavra e faz o oposto", justificou.

Ciro reiterou o que já havia declarado anteriormente, que não pretende "nunca mais" se aliar ao PT para qualquer campanha eleitoral.

A mágoa de Ciro diz respeito ao veto de Lula para que o PSB apoiasse o pedetista na disputa presidencial. Em troca, Lula fez o PT retirar candidatura própria em Pernambuco, onde o PSB disputava a reeleição do governador Paulo Câmara.

Bajuladores

Ciro também apontou a metralhadora giratória contra aliados próximos aos ex-presidente Lula.

De acordo com ele, Lula está cercado de bajuladores, listando entre eles a senadora Gleisi Hoffmann, também presidente nacional do PT; Frei Betto e o teólogo Leonardo Boff, que chegou a ser chamado de "bosta" pelo pedetista.

Renato Gaúcho diz: 'Grêmio foi roubado',sobre VAR em gol do River

© Ricardo Moraes/Reuters

Renato Gaúcho demonstrou irritação após a eliminação do Grêmio na semifinal da Libertadores, diante do River Plate. O treinador contestou a decisão do árbitro de vídeo de não revisar o primeiro gol do time argentino, marcado por Rafael Borré. Nas palavras do técnico, era melhor ter sido goleado por 5 a 0 do que ter caído com o resultado de 2 a 1. Ele ainda afirmou textualmente que o clube gaúcho foi roubado por conta do lance.

"A coisa que precisa ficar clara: o Grêmio foi roubado. Todos viram o lance, né? Não há dúvida, né? A pergunta é para o árbitro de vídeo: onde ele estava? Ou será que era o Steve Wonder", disse Renato Portaluppi. A coletiva foi toda voltada para o lance na área do Grêmio, após cobrança de falta.

"Eu preferia ter tomado 5 a 0 do que sair assim, pelo VAR. Isso é imperdoável. Depois falaram que o delegado do jogo, o árbitro do jogo estavam reunidos. Pra que? Reunidos para assumir o erro? O Grêmio está desclassificado. Quem vai pagar a conta?", disse Renato em coletiva.

As declarações foram em um crescendo e fugiram ao padrão Renato Gaúcho. Foram raros os momentos em que o treinador, em sua terceira passagem pelo Grêmio, falou de arbitragem.

"Eu não falo de arbitragem, mas é inaceitável a gente ver algo assim numa decisão. Não vou culpar o árbitro do jogo, mas é inaceitável o VAR não chamar o árbitro para ver o primeiro gol do River. Muita gente pode achar que o Grêmio está chorando, lamentando. Não, está ali. Claro, claro, claro. Inocento o árbitro do campo, estava ali e foi rápido. Mas com o VAR, não. Se fosse rever, veria a mão", explicou.

Presidente eleito Jair Bolsonaro, visita igreja de Malafaia e se diz ‘um escolhido de Deus’

© Ricardo Moraes/Reuters

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), afirmou nesta terça-feira, 30, durante culto na Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia, que tem certeza que não é o mais capacitado para ocupar o cargo, mas ponderou. "Deus capacita os escolhidos", afirmou.
Bolsonaro disse ainda que vai fazer um governo 

"comprometido com os valores da família cristã". O presidente eleito reconheceu também que chorou muito no dia da eleição, assim como no dia do casamento dele, celebrado por Malafaia.

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil



1º Encontro dos Barreirenses de Coração
Bom dia! O nascimento de um novo dia traz para cada um de nós a certeza de mais uma conquista e a esperança de um novo sonho a ser  realizado, que todos tenham um excelente dia. 

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier