domingo, 24 de fevereiro de 2019

Petrolândia: Carnaval sem assédio neste 1 de março de 2019 ás 08 horas, concentração na Praça da Matriz

Foto/Divulgação

O carnaval é uma festa plural de manifestação da liberdade e da alegria, mas é um tempo em que as mulheres estão mais expostas ao assédio e outros tipos de violência. Por isso, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher vem lançar uma ação no município de Petrolândia para o carnaval 2019. A campanha “#EssaPegadaEuNãoCurto” é uma proposta de reflexão sobre as práticas de assédio, veiculação de músicas de cunho depreciativo, a ser estendida a todos os seguimentos do município, principalmente os espaços de formação de crianças e jovens. Neste contexto, o Conselho convida a rede pública e privada de educação e a população como um todo para o enfrentamento das práticas de assédio, como também da violência contra a mulher, especialmente durante as festividades de carnaval.

A campanha tem como foco principal o trabalho a ser realizado nas escolas municipais, estaduais e particulares, orientado para a análise de músicas veiculadas que ofendam ou depreciam a imagem da mulher, que fazem apologia ao estupro, à homofobia. Ressaltamos aqui a importância de reforçar a nossa missão que é de valorização dos direitos da mulher e o enfrentamento da violência contra a mulher em todos os aspectos.

Além das redes de ensino, para este ano o CMDM quer firmar parceria com os blocos carnavalescos que irão abrilhantar a festa no carnaval do município, numa grande adesão à campanha para que as pessoas aproveitem a folia com respeito, esperando provocar  uma reflexão dos homens sobre suas atitudes e comportamentos durante as festividades, para que a cultura do assédio não seja reproduzida, normalizada ou tolerada, visando a conscientizar os foliões e foliãs sobre a necessidade de combater todos os tipos de violência contra a mulher.

Cientes de que a Campanha “#EssaPegadaEuNãoCurto” terá uma adesão significativa no município, convocamos todas as escolas para desfilar o seu bloco na Av. dos Três Poderes a partir das 8h, abrindo o Carnaval de Petrolândia juntamente com o Bloco da Mulher, coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Vamos fazer uma festa com muita alegria e respeito.

Data: 01/03/2019 (sexta)
ConcentraçãoPraça da Matriz
Horário: 8 hs
Percurso: Ruas do Centro da Cidade

Infomações Fabiana Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário