terça-feira, 7 de maio de 2019

Petrolândia: Poda radical de árvores provoca reclamações de moradores e Prefeitura justifica medida


Uma grande polêmica foi levantada no final da semana passada, após a Prefeitura Municipal de Petrolândia realizar a poda radical das árvores situadas na calçada do prédio da Secretaria de Saúde, na rua Cecília Delgado, centro da cidade. As árvores, que eram altas e produziam bastante sombra para transeuntes e veículos, foram reduzidas aos troncos, com poucos galhos preservados, sem folhagens. Muitos dos críticos temem que o tipo de poda, desaconselhável para algumas espécies, prejudique permanentemente as árvores atingidas.

Este Blog recebeu reclamações de moradores, contrários à ação tomada pela Prefeitura e nossa reportagem buscou junto à Secretaria de Serviços Urbanos-Sesurb esclarecimentos para a ação polêmica. Segundo o secretário Rogério Viana, a poda foi feita de forma emergencial, pois as árvores estavam bastante altas e ofereciam risco à segurança de quem transita e trabalha no local. O secretário lembrou que no final do ano passado várias árvores foram derrubadas por fortes ventos que atingiram a cidade. Rogério afirma que, apesar de o visual inicial não ser bonito, a copa das árvores deve se refazer em cerca de 2 a 3 meses. Veja abaixo, na íntegra, a justificativa da Prefeitura.


Assis,
Em relação a situação das árvores em frente a secretaria de saúde informo que fizemos uma análise conjunta com pessoas que possuem conhecimento prático e teórico dos assunto e chegamos ao consenso em relação a poda realizada.

Ocorre que as árvores estavam com cerca de 5 a 8 metros de altura oferecendo risco de serem derrubadas pela ação de chuvas e ventos e causarem acidentes para população e funcionários. Lembrando que as chuvas de dezembro derrubaram diversas plantas inclusive em cima de casas.

Inclusive, percebe-se que uma das árvores está declinada.

Sabemos que inicialmente o visual não bonito, entretanto, após de 2 a 3 meses teremos plantas com a copa reformada e num porte adequado.

Por fim, fizemos uma poda de emergência retirando os galhos que podem causar perigo às pessoas e também adequamos as árvores ao local onde elas estão.

Em continuidade aos cuidados para prevenir o tombamento de árvores em vias públicas, com riscos à integridade física das pessoas e ao patrimônio público e privado, como veículos, fiações e cabeamentos, sugere-se a poda das proeminentes algarobeiras mantidas intactas em abundantes logradouros da cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário