terça-feira, 27 de agosto de 2019

Pernambuco recebe encontro regional do Garantia-Safra

SDA / Foto: Edilson Júnior/SDA

Pernambuco recebe, nesta quarta-feira (28), o encontro regional do programa Garantia-Safra, reunindo a coordenação nacional do programa, as coordenações regionais dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. O encontro será realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape).

No encontro serão avaliados os dados e resultados do programa e será apresentado pelo coordenador-geral do Seguro da Agricultura Familiar do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Carlos Mercês, um diagnóstico da execução do programa nos quatro estados presentes na reunião, seguido de apresentação e debate de propostas para eventuais ajustes no programa. Além de Mercês, também estará presente no encontro o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Mapa, Pedro Loyola.

“É importante ajustar a metodologia de trabalho do programa para que etapas como inscrição dos agricultores, recolhimento de contrapartidas e avaliação das perdas provocadas pela estiagem tenham regras mais claras e eficazes”, avalia o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto.

A proposta do encontro surgiu durante reunião realizada em Brasília, quando a Coordenação Nacional do Garantia-Safra propôs algumas mudanças no programa. “É importante ter em vista o papel social do programa para a agricultura familiar do Nordeste, que enfrenta com freqüência condições climáticas desfavoráveis, além da construção de políticas públicas e convivência com a seca que garanta acesso perene à água no Semiárido”, ponderou o secretário.

Blog do Roberto-Araripina

Nenhum comentário:

Postar um comentário