terça-feira, 6 de agosto de 2019

Protestos: Motoristas de alternativos fecham BR-230 em protesto contra lei sancionada por Bolsonaro

Bloqueio entre Pombal e Santa Luzia – Foto: redes sociais

Mais um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) está começando na Paraíba. A partir desta terça-feira (6), os motoristas de transporte alternativo estão bloqueando um trecho da BR-230 no Sertão no Estado. Os motoristas alertaram para os bloqueios em vídeio nesta segunda (5) e dizem estar protestando contra a Lei Federal 13.885/2019 sancionada pelo presidente dia 8 de julho.
A lei começa a vigorar dentro de dois meses, em 8 de outubro. Ela descrimina o transporte alternativo de passageiros sem a concessão. Quem fizer o transporte sem esse detalhe será punido. Com a nova lei do Governo Federal, a responsabilidade da concessão fica para os Estados solucionarem. Segundo os motoristas, isso gera impasse para eles atuarem na profissão e criminaliza quem é proprietário destes veículos.
Houve uma reunião na manhã desta segunda-feira na sede da Cooperativa dos Transportes Alternativos do Sertão da Paraíba (COOPTAS), em Patos. Os motoristas analisaram a manifestação do último sábado (3) e decidiram novas ações. “Os veículos vão fechar as quatro saídas de Patos. Na PB-262, que liga Patos a São José do Bonfim, a partir das 5 horas, haverá bloqueio próximo ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB)”, disse um motorista.
Paralisação – Manifestações estão sendo realizadas pelo país e além da Paraíba, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco já confirmaram atos públicos, segundo destacou presidente da COOPTAS, Jonas Rolim. Veja um vídeo feito em Petrolina (PE) e que está circulando nas redes sociais:

Redação PB Debate com Folha Patoense

Nenhum comentário:

Postar um comentário