terça-feira, 17 de setembro de 2019

O abacate é rei! Os benefícios do alimento que já conquistou o mundo

© .
Em setembro, o abacate reina. Esta fruta 'mágica' é um alimento super completo. Além de ser rico em beta-sitosterol (uma substância que age como um anti-inflamatório natural), tem uma função antioxidante e combate o envelhecimento precoce, reduzindo ainda os níveis de glicose e cortisol. Por todas estas qualidades a nutricionista Cristiana Santos elegeu o abacate como o 'Alimento do Mês' - saiba mais.

O abacate, fruto originalmente do México, tem ganhado espaço na alimentação das pessoas nos últimos anos.

Fruto que nasce do abacateiro, tem uma textura cremosa e suave, o que o torna um ótimo ingrediente para pastas, tal como o guacamole, ou até mesmo sobremesas.

Por ter uma pele bastante espessa e dura, conserva-se por si e não necessita de aditivos.

O abacate é constituído em cerca de 80% por água e fibra e tem um baixo valor se açúcar, comparado com outras frutas, o que o torna um óptimo aliado na regulação intestinal, no controlo da glicemia.

Contém também uma quantidade significativa de gorduras mono e poli-insaturadas que leva ao aumento da quantidade do colesterol bom (HDL) e, juntamente com os anti-oxidantes, minerais e a fibra, potenciam a saúde do coração e a baixa pressão arterial.

Mas atenção, o abacate é um fruto calórico e tal como todos os alimentos deve ser consumido com moderação. Recomenda-se que a dose diária seja meio abacate.

Ao juntar o abacate a uma alimentação saudável e variada pode levar até a um controlo do peso e do índice de massa corporal. Por isso, divirta-se a usá-lo em saladas, tostas e sobremesas!
Por Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário