quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Coluna desta quarta na Folha

O Fator Lula em Petrolina
O grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo Bolsonaro no Senado, já dá como favas contadas, em Petrolina, a reeleição do prefeito Miguel Coelho. E tem lá suas razões: um dos três herdeiros do cacique emedebista, o “Galeguinho”, como é tratado, transformou o município num canteiro de obras, tanto na área urbana quanto na rural.  
Já foram investidos mais de R$ 300 milhões, sangria em quase sua totalidade dos cofres da União. Mas Petrolina está enraizada nos chamados grotões da seca e das desigualdades sociais, onde o lulismo ainda é muito preponderante, tanto que Haddad derrotou Bolsonaro na eleição passada por uma grande diferença.  
Diante disso, a questão que se põe à frente é saber qual o peso que o ex-presidente Lula terá na campanha em Petrolina, subindo no palanque de Odacy Amorim (PT). O eleitor, enfim, fará o julgamento da gestão Miguel Coelho ou se dobrará ao exército dos adoradores de Lula?  
Reduto rural 
Ainda em relação à eleição de Petrolina, não se pode deixar de analisar também que, além de ser parte do território eleitoral do lulismo, o município é berço, hoje, do maior braço sindical do movimento agregador de trabalhadores rurais. Nas fileiras do Sindicato Rural, mais de 120 mil almas filiadas, que tiram do campo o seu sustento no dia-a-dia e que seriam potenciais eleitores lulistas.  
Terceira via – Filho do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o deputado estadual Lucas Ramos é a aposta do PSB e do Palácio para atrapalhar os planos da reeleição de Miguel, em Petrolina. Bom de voto, jeitoso e articulado, Lucas tem o apoio e o entusiasmo do governador Paulo Câmara e de todos os pesos-pesados da chamada Frente Popular de Pernambuco. 
obreiro – Aos que acham, também, que o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PSD), virou pato manco por causa da indisponibilidade dos seus bens, uma lembrança: passou à história como o maior feitor de casas populares – mais de 14 mil, embalado pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Lóssio tem, também, a marca social de ter tirado do papel 120 creches.  
Cadê a oposição?Já em Sertânia, o prefeito Ângelo Ferreira (PSB) aguarda com paciência de Jó a definição do candidato que vai se contrapor à renovação do seu mandato. O mais forte ainda seria o ex-prefeito Guga Lins (PTB), que foi preso, acusado de dispensa de licitação e superfaturamento.  
Herdeira na política – Nomeada pela ex-presidente Dilma para o Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber, por mais que tenha se posicionado contra, não evitou que a filha Mariana, 33 anos, trocasse a advocacia pela política. Na semana passada, a herdeira se filiou ao Psol (Partido Socialismo e Liberdade).  
Mau pagador – Aliado do prefeito, o presidente da Câmara de Jaboatão, Adeildo da Igreja, tucano arrependido a caminho do PL, relapso com o dever fiscal, não pagou até o último dia 20, como manda a lei, a segunda parcela do 13º salário dos servidores. Nos corredores, querem comer o seu fígado cru.  
Perguntar não ofende: Por que o deputado Felipe Carreras, que cumpre mandato com cassação branca imposta pelo PSB, anda tão calado? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário