quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

APOSENTADORIA: Confira a nova regra do INSS para benefício sem desconto

© DR
A possibilidade de o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) conseguir a aposentadoria sem desconto do fator previdenciário ficou um pouco mais difícil na última segunda-feira, quando entrou em vigor a fórmula 86/96

A soma da idade com o tempo de contribuição subiu um ponto. Na hora de fazer as contas para saber se tem chance de chegar ao 86/96 em breve, é importante o segurado lembrar que o sistema de pontuação acumula meses da idade e dos períodos de trabalho.

A nova regra passa a exigir das mulheres 86 pontos, além dos 30 anos de contribuição, que não mudaram. Portanto, se, até então, uma segurada garantia o benefício integral aos 55 anos, agora ela precisará de 56 anos, ou da combinação 30 anos e seis meses mais 55 anos e seis meses, atingindo a pontuação 86.

Para os homens, a soma chega ao 96; os 35 anos de contribuição mínimos também não mudaram.

Sem essa combinação, a aposentadoria será concedida, mas os segurados terão o desconto do fator previdenciário multiplicado à média dos 80% maiores salários desde julho de 1994.

Apesar da mudança na regra, quem atingiu a soma 85/95 até a semana passada não será prejudicado.

Mesmo que o segurado não tenha feito o pedido de aposentadoria, o direito está mantido.

A legislação prevê que, uma vez preenchidos os requisitos em uma regra, o segurado adquire esses direitos. Mesmo que haja uma mudança posterior, o que foi preenchido antes segue valendo.

Assim, esses segurados ainda terão o direito à fórmula 85/95, que dará o benefício sem desconto.

Pontuação sobe para 86/96

Desde a segunda-feira, uma nova regra para a aposentadoria sem desconto do fator previdenciário entrou em vigor. Com isso, a fórmula 85/95 deixou de existir e foi substituída pelo 86/96

Entenda a regra

– Desde junho de 2015, quem pede a aposentadoria por tempo de contribuição tem a chance de escapar do desconto do fator previdenciário

– Para isso, é necessário atingir uma soma mínima ao combinar a idade com o tempo de contribuição

– A lei que criou a regra incluiu uma progressão da tabela, como meio de reduzir os impactos do envelhecimento da população

Quem consegue a aposentadoria integral agora

Para mulheres:
– O tempo de contribuição continua o mesmo: 30 anos de trabalho

– Na soma com a idade, é necessário ter 86 pontos

Para homens

– O tempo de contribuição continua o mesmo: 35 anos de trabalho

– Na soma com a idade, é necessário ter 96 pontos

Como é o cálculo da aposentadoria com o 86/96

– Para todos os benefícios, o INSS considera primeiramente a média salarial

– Essa conta é feita com as 80% maiores remunerações recebidas pelo segurado desde julho de 1994

– Na aposentadoria com o fator previdenciário, a média salarial é multiplicada pelo fator, que reduz o benefício

– Com o 86/96, o segurado receberá o valor exato de sua média salarial, sem nenhum desconto

O que soma pontos

– Quando for planejar a aposentadoria considerando o 86/96, lembre-se de que todos os meses são importantes. Portanto, quem está a 12 pontos do 86/96, por exemplo, pode considerar seis meses a mais de trabalho e idade

Quem tem chance de conseguir a soma antiga

– Todos os segurados que cumpriram os requisitos para a aposentadoria com o 85/95 continuam tendo o direito. Mesmo que não tenham feito o pedido até a semana passada, a vantagem não se perde. Nesse tipo de situação, o entendimento é que o segurado já tem o direito adquirido, que não é afetado pela mudança da regra. Com informações da Folhapress.

2019 começa com eclipse total de Superlua; saiba quando ver

© All Rights Reserved/Brendan Calwell via Storyful/pxhere

O primeiro eclipse total do ano vai acontecer já na noite do dia 20 para 21 de janeiro e poderá ser visto do Brasil. Além de estar mais perto da Terra e, por isso, parecer maior do que o habitual, a Lua deve ficar com um tom avermelhado, o que faz com que o fenômeno seja apelidado de "Superlua de sangue".

O melhor momento para observar o eclipse será às 3h12 (de Brasília) do dia 21 de janeiro. Habitantes da América do Norte, América do Sul, Europa Ocidental e África poderão apreciar o fenômeno.

Como explica a astrônoma Pamela Gay ao portal 'Space.com', a cor avermelhada é um reflexo da atmosfera terrestre. "Uma Lua de cor de sangue é criada pelas cinzas de incêndios e vulcões, tempestades de poeira e poluição, que são filtrados pela luz solar enquanto se dissipam"
Por Notícias ao Minuto

Pernambuco vai fazer 'ajustes' na previdência estadual

José Neto, secretário de administração de PernambucoFoto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco

Governo de Pernambuco está atento às movimentações em relação à Reforma da Previdência. É que os gastos com o pagamento dos servidores aposentados também crescem de maneira exponencial no Estado, deixando as contas públicas no vermelho. Por isso, o governo já admite fazer ajustes na previdência estadual assim que a reforma federal for aprovada. 

Pernambuco vem gastando, fora as contribuições patronais dos segurados, mais de R$ 2 bilhões por ano na previdência. É uma despesa extremamente importante para os cofres do Estado. Então, precisamos acompanhar essas medidas do Governo Federal e tomar algumas medidas aqui no âmbito estadual”, revelou o secretário de Administração de Pernambuco, José Francisco Cavalcanti Neto, empossado nessa quarta-feira (2).

O novo secretário explicou que, como é o Governo Federal que edita as normas gerais sobre previdência, o Estado quer conferir como será a reforma para poder ajustar a previdência estadual “em consonância com o que está sendo discutido no âmbito federal”. “Estamos estudando e vamos nos debruçar com muita atenção no tema para poder traçar as medidas que realmente têm que ser efetivadas”.

Ele evitou, porém, falar de uma reforma na previdência estadual, usando o termo ”ajustes” para se referir às mudanças que podem ser implementadas pelo Estado

Rodrigo Novaes assina termo de posse e já é secretário do governo de Pernambuco ''Um novo desafio''

O governador Paulo Câmara (PSB) assinou, nesta terça-feira (2), o termo de posse do seu secretariado no Palácio do Campo das Princesas. Rodrigo Novaes foi o escolhido do governador  para comandar uma das pastas mais estratégicas do estado: o Turismo. Novaes foi eleito pelo PSD para o segundo mandato de deputado estadual com 64.456 votos. Ele substituiu Marcio Steffani, no cargo desde junho, quando Felipe Carreras se desligou para concorrer a uma vaga no Congresso Nacional.

Rodrigo Novaes é formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, e aos 22 anos tornou-se advogado militante. Ainda na faculdade, fez política estudantil, tendo sido diretor político do diretório acadêmico do curso. Foi fundador e presidente da Associação em Defesa da Advocacia e da Cidadania.

Em rede social, Rodrigo Novaes afirmou que o cargo será um novo desafio em sua carreira política.

Técnico da Sabesp morre afogado após ser sugado por tubulação

© Reprodução
Wellington
O técnico da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) Wellington Ferreira, de 36 anos, morreu afogado enquanto fazia manutenção em uma estrutura de captação de água da empresa em Bertioga, no litoral de São Paulo. A estatal informou nesta quinta-feira (3) que o funcionário não seguiu procedimentos de segurança.

Como reportado pelo 'G1', o acidente aconteceu quando o técnico fazia uma ação de rotina para limpeza e retirada de folhas de uma grade instalada na entrada da estação de captação de água que abastece a região central da cidade às vésperas da virada do ano. De acordo com a empresa, ele deveria retirar a estrutura de contenção de resíduos quando ainda estava fora d'água.

"De dentro da água, o funcionário retirou a grade que bloqueia a entrada e ficou preso na tubulação. Avaliação preliminar indica que os procedimentos de segurança não foram seguidos, uma vez que a empresa orienta que esta grade somente pode ser retirada de fora da água, sem a presença de pessoas na área de captação", informou a Sabesp.

O técnico foi sugado pela pressão da água na tubulação, ficou preso e morreu afogado. Ele não chegou a ser socorrido a tempo. Equipes de emergência foram à estação, retiraram o corpo do funcionário e o encaminharam ao Instituto Médico Legal (IML). Ainda segundo o site, o local do acidente também foi periciado.

Meninas desaparecem ao saírem de casa para cumprir 'desafio'

© iStock
Três meninas sumiram após deixarem uma carta dizendo que cumpririam um 'desafio'. Evelyn, de 11 anos, Luana, de 12, e Yasmin, de 11, desapareceram na manhã desta quarta-feira (2), em Maringá.

De acordo com o G1, Evelyn foi dormir na casa de Luana e Yasmin. Nesta quarta, a mãe das meninas saiu da residência para comprar comida e não encontrou mais as crianças ao voltar para casa. Na carta, as três diziam que deixariam a residência por uma semana para cumprir um desafio.

Imagens de câmeras de seguranças do condomínio em que as meninas estavam flagaram as três deixando o local com mochilas nas costas. "Elas nunca fizeram isso. É desesperador", afirmou a mãe de duas delas, Cleonice Marques.

Segundo a reportagem, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Por Notícias ao Minuto

Bom dia Petrolândia, bom dia Brasil

 Catingueira, planta
 Catingueira, planta
Pereiro, planta

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!