terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Petrolândia: Compesa informa que o conserto de vazamento na Av. Manoel Pereira de Lima já foi concluído; água deve voltar às torneiras a partir desta tarde

Concerto de vazamento na Av. Manoel Pereira de Lima  foi concluído antes do meio dia desta terça (29) - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

A Compesa informa que já foi concluído os trabalhos do conserto de vazamento na rede de 200mm da Avenida Manoel Pereira de Lima, em frente ao Cemitério. 

Após o concerto o sistema de captação de água na ETA  já foi religado, e deverá chegar ainda hoje nas torneiras das residências da cidade.

De acordo com o as informações, quem mora nas quadras mais altas vai precisar de um pouco mais de paciência. É esperado que a água só retorne a esses locais no final da tarde, ou durante a noite.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho/BlogAR

TELEVISÃO: Nova novela da Globo mergulha na cultura pop dos anos 1990

Verão 90 faz um retrato comportamental de uma época, com músicas que faziam sucesso na época. A era dos clipes em tempos de MTV. Foto: Globo/Divulgação

A nova novela das 19h, Verão 90, que estreia hoje na Globo, é uma trama de época. Pensando bem, soa até estranho usar esse termo para um folhetim situado há apenas duas décadas. Mas, apesar de a década de 1990 ser relativamente próxima, foi revolucionária. Afinal, ela começou analógica e terminou online, com a chegada da internet no meio do caminho no Brasil. “Essa década especificamente mudou a cabeça das pessoas, porque a gente começou nela sem celular, sem internet”, diz Izabel de Oliveira, que divide a autoria da novela com Paula Amaral - as duas já tinham trabalhado juntas em Malhação. “É uma década muito agitada, de música”, lembra Paula. “Essas coisas estão muito na nossa memória afetiva, só que a gente não coloca como algo do passado. O celular tijolão que se colocava na cintura, se usava ficha do orelhão, coisas que não existem mais. É uma época muito diferente do que a gente está vivendo hoje.”

As autoras partem da história do trio central de protagonistas, Manuzita (Melissa Nóbrega/Isabelle Drummond) e os irmãos João (João Bravo/Rafael Vitti) e Jerônimo (Diogo Caruso/Jesuíta Barbosa). Os três se conhecem na infância, nos anos 1980, no Rio, têm mães batalhadoras Lidiane (Claudia Raia) e Janaína (Dira Paes), e juntos formam o grupo infantil Patotinha Mágica, que se torna um grande sucesso nacional. Mas, com o final do Patotinha, a fama acaba, e Manuzita acaba se afastando dos irmãos João e Jerônimo.

Há uma passagem no tempo, e a novela avança para 1990. Universitário, João (Vitti) apresenta um programa de rádio. Já Jerônimo (Jesuíta), rival do irmão, não se conforma com o ostracismo e vai fazer de tudo para voltar a ser famoso. “Jerônimo não é um vilão mau. Ele quer se dar bem na vida, acha que merece mais. Para isso, passa por cima das pessoas, mas ele não tem ódio, não tem coisa da vingança. É meio pilantra, tem humor", explica Paula. O que faz sua mãe, a íntegra Janaína, sofrer. 

Enquanto isso, Manuzita (Isabelle) tenta a carreira de atriz. O problema é que a garota não tem talento para isso. Mas, incentivada pela mãe sem noção, a ex-atriz de pornochanchada Lidiane, ela segue fazendo testes - inclusive para a novela Top model, uma das muitas referências que aparecerão ao longo da novela. “A gente fala sobre três caminhos diferentes. O Jerônimo é nosso vilão que não conseguiu se desvencilhar desse passado dele. A Manuzita é uma atriz sem talento nenhum, a mãe quer que ela seja atriz de qualquer maneira, e ela não consegue emplacar nada e fica perseguindo a fama. E o João soube lidar com isso, não subiu à cabeça. São três trajetórias diferentes a partir do mesmo sucesso”, afirma Paula. 

Até que o destino unirá novamente o trio. E muitos sentimentos virão à tona, como o amor entre João e Manuzita e a inveja de Jerônimo. Esse romance também não agradará a Lidiane, papel que parece cair como uma luva para Claudia Raia. A atriz colecionou sucessos nos anos 1990 na própria Globo, como na novela Rainha da Sucata e na minissérie Engraçadinha. 

TRAMA SOLAR
Com direção artística de Jorge Fernando - que, assim como a amiga Claudia Raia, esteve à frente de importantes trabalhos na década de 1990 -, Verão 90 faz um retrato comportamental de uma época. Os pontos de encontro dos jovens no Rio. As músicas que faziam sucesso na época. A era dos clipes em tempos de MTV. 

Brumadinho: Juíza cita 'delitos perpetrados na clandestinidade' para decretar prisão de engenheiros

A magistrada salientou que a detenção dos envolvidos era 'imprescindível' para as investigações. Cinco pessoas foram presas, sendo dois engenheiros e três funcionários da Vale. Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press.

A juíza  Perla Saliba Brito, que autorizou a prisão dos engenheiros que atestaram a segurança da barragem B1, que se rompeu na última sexta-feira em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e funcionários da Vale, salientou que a detenção dos envolvidos era “imprescindível”. Na decisão, que determinou o cumprimento dos mandados, a magistrada ressaltou que a investigação da tragédia é complexa e envolve delitos “perpetrados na clandestinidade”. 

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), as prisões temporárias foram decretadas nesse domingo. Na decisão, a juíza Perla Saliba Brito, afirmou que a prisão é imprescindível para as investigações. “Trata-se de apuração complexa de delitos, alguns, perpetrados na clandestinidade”, disse. 

A magistrada destacou que a tragédia não demonstrou corresponder com o teor dos documentos assinados pelos investigados, “não sendo crível que barragens de tal monta, geridas por uma das maiores mineradoras mundiais, se rompam repentinamente, sem dar qualquer indício de vulnerabilidade”. Ela também ressaltou que especialistas apontam que existem sensores que podem identificar, com antecedência, sinais de rompimento dessas estruturas. 

As prisões

Os mandados foram cumpridos em uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) os Ministérios Públicos de Minas Gerais e São Paulo, e as Polícias Civis dos dois estados, aconteceu na manhã desta terça-feira. Segundo as investigações, os funcionários atestaram o laudo da barragem que se rompeu. Eles deram parecer dizendo que a estrutura não apresentava risco de rompimento. 

Foram presos, durante a operação em Minas Gerais, César Augusto Paulino Grandshamp, Ricardo Oliveira, e Rodrigo Arthur Gomes de Melo, que seriam funcionários da Vale. Em São Paulo, foram presos dois engenheiros: André Jumyassuda e Makoto Mamba. Documentos, computadores e celulares foram apreendidos nos imóveis. 

De acordo com o Ministério Público, André, Cesar e Makoto, informaram em documentos recentes que as estruturas das barragens se encontravam em consonância com as normas de segurança.

Com tiros, agentes executam animais na lama de Brumadinho

© Reuters/Adriano Machado

Os helicópteros que cortavam o céu de Brumadinho (MG) na tarde destas segunda-feira, 28, não estavam ocupados apenas em apoiar a retirada de corpos dos escombros e da lama, ou encontrar sobreviventes em meio à destruição. 
Ao menos uma das aeronaves tinha a missão de executar, com tiros, animais ilhados, presos na lama ou feridos.

Eram 14h37. Um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) fazia voos rasantes em uma área devastada do Córrego do Feijão, numa região isolada e mais próxima da barragem de rejeitos. Um agente armado com fuzil mirava, de dentro do helicóptero, locais onde enxergava animais na lama. E disparava.

Do meio da mata, o jornal O Estado de S. Paulo acompanhou a movimentação da aeronave. Foram mais de 20 disparos, até o que o helicóptero partiu. O sacrifício dos animais ocorreu numa área próxima do local onde mais de 20 brigadistas tentavam abrir um ônibus coberto pela lama, com vítimas dentro. Há muitos bois ilhados ao longo de todo o trecho da cidade que foi varrido pelo barro. Outros estão com parte do corpo presos na lama.

Sacrifício

A decisão de executar os animais foi confirmada à reportagem pelo chefe da Defesa Civil de Minas, coronel Evandro Geraldo Borges. "O que vamos fazer? Deixar o animal sofrendo? Estamos sim, com equipe em campo executando esse trabalho, mas essa decisão só é tomada nos casos em que não há outra opção."

Polícia Federal prende cinco por rompimento de barragem de Brumadinho

Crédito: Mauro Pimentel

Os Ministérios Públicos Federal, de Minas Gerais, de São Paulo e a Polícia Federal cumpriram nesta terça-feira, 29, cinco mandados de prisão temporária para apurar o rompimento da barragem de Brumadinho (MG). As ordens para as detenções foram emitidas pela Comarca de Brumadinho.

Também participaram da ação agentes das polícias Civil e Militar de Minas. Três pessoas foram presas na região metropolitana de Belo Horizonte e outras duas em São Paulo. As prisões têm validade de trinta dias.

As autoridades também cumpriram cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Belo Horizonte nas cidades de Nova Lima, em Minas Gerais, e na capital paulista. Outros sete mandados de busca e apreensão, determinados pela Comarca de Brumadinho, foram cumpridos em Belo Horizonte.

Por: Agência Estado

Jatobá: Ex-jogador de futebol em Itaparica e Paulo Afonso continua entre desaparecidos de Brumadinho

Um dos monstros sagrados dos áureos tempos do futebol de Itaparica (Jatobá-PE) nos anos 80, está entre os desaparecidos do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). Carlos Roberto Pereira ”Carlinhos”, 61 anos, foi médio volante do time da Mendes Júnior e está na lista de pessoas que estavam no local, divulgada na manhã do sábado (26).

Admirado como cidadão e respeitado como profissional Carlinhos, que foi craque dentro e fora de campo, deixou um legado em Itaparica pelo seu jeito simples, educado e equilibrado. Carlinhos também atuou nos gramados do Estádio Álvaro de Carvalho (Ruberleno Oliveira), em Paulo Afonso (BA).

Segundo o portal G1, desde a tragédia, o filho Reinier Faustini Pereira, de 31 anos, que mora em São José do Rio Preto (SP) não consegue falar com Carlos.

O vendedor estava trabalhando quando recebeu a notícia do acidente. “Fiquei sabendo quando voltei do almoço, eu vi a notícia passando, não tinha ligado ao fato, até comentei com meus amigos que era onde meu pai mora”, afirma.

Carlos trabalha há menos de um ano em uma empresa terceirizada que presta serviço para a mineradora Vale. Ele é responsável pelo almoxarifado, construção que ficou embaixo da lama depois da tragédia.

A última vez que Reinier falou com o pai por telefone foi um dia antes do acidente.

“Tento ligar para ele até hoje, fico tentando na esperança de conseguir, mas só dá caixa postal”, diz o vendedor.

Segundo o filho, Carlos mora em Brumadinho há 22 anos. Reinier também viveu na cidade com a família por cinco anos. O irmão mais velho dele ainda mora lá e não estava na área atingida pela lama.

Amigos, ex-colegas e outros parentes continuam atrás de informações do vendedor que está entre os desaparecidos. Reinier não perde a esperança de encontrar o pai ainda com vida. “Tenho fé, enquanto tenho 1% de chance tenho 99% de fé e esperança que vai dar tudo certo.”

O vendedor deve ir nesta semana até Brumadinho para acompanhar de perto a procura pelos desaparecidos e ter notícias do pai, já que em Rio Preto fica difícil de conseguir notícias, segundo ele.

Blog de Assis Ramalho/Portal PA4/G1

Sisu: Começa o prazo para participar da lista de espera

© Elza Fiuza/Agência Brasil

Os estudantes que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem, a partir de hoje (29), integrar a lista de espera do programa. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 5 de fevereiro.

A adesão pode ser feita na página do Sisu. Os candidatos podem escolher entrar na lista de espera para a primeira ou para a segunda opção de curso feita na hora da inscrição. Os alunos na lista serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

A partir desta edição do Sisu, os estudantes que foram selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

O resultado do Sisu está disponível desde ontem (28). Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino, no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

Brumadinho: União Europeia oferece assistência humanitária e técnica

© Washington Alves/Reuters
União Europeia ofereceu ontem (28) assistência técnica e humanitária para as ações executadas na região de Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG), após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão

Há três dias, a àrea foi soterrada por um mar de lama. A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou 65 mortes. Segundo os dados mais recentes, há 279 pessoas desaparecidas

“A União Europeia e seus Estados-Membros reiteram sua disponibilidade em prover assistência técnica e humanitária, caso solicitada pelas autoridades governamentais brasileiras."

Em comunicado, a União Europeia prestou solidariedade às vítimas e autoridades. "A União Europeia e seus Estados-Membros expressam sua maior consternação e solidariedade ao povo e às autoridades brasileiras diante da devastadora tragédia humana e ambiental resultante do rompimento da barragem Mina do Feijão, na cidade de Brumadinho [Minas Gerais].”

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!

 Camaleão
 A Cadela "Marrom"

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia