domingo, 24 de fevereiro de 2019

Carnaval: fique atento às principais armadilhas e evite cair em golpes

© dr
Carnaval se aproxima e, inclusive, já começou em várias cidades do país. As festas reúnem milhares de pessoas e, para evitar que os foliões sejam vítimas de golpes, o jornal O Globo reuniu uma lista com dicas. Veja abaixo:

Transporte: antes de pegar táxi ou chamar transporte por aplicativo, a recomendação é de que o consumidor confira no GPS a melhor rota. Além disso, é importante registrar a placa do carro e os dados do motorista. Os valores devem ser cobrados de acordo com o taxímetro ou a previsão do aplicativo.

Aeroporto ou rodoviária: é ilegal pagar por acompanhante para levar o passageiro à área de embarque. Os cuidados com a bagagem devem estar redobrados. Nos aeroportos, atrasos ou cancelamentos devem ser informados pela companhia aérea, que também é responsável por fornecer assistência, como comunicação, refeição e até hospedagem e translado.

Cartões de crédito: atenção ao golpe de troca de cartão de crédito. A recomendação é ter cuidado especial ao digitar a senha do cartão na máquina, pois o vendedor se aproveita de um momento de distração, faz o consumidor inserir a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Em seguida, o cartão é trocado por um similar. Outro golpe comum é da dupla cobrança, o vendedor alega erro na operação e distraído o consumidor paga duas vezes a compra.

Celular: os roubos de celulares são muito comuns. O indicado é comunicar imediatamente a operadora para o bloqueio do celular. Além disso, o folião que tiver o seu celular roubado deve informar o número para ser incluído no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi).

Preços em bares: o jornal O Globo destaca que não pode haver diferenciação de preços para locais e turistas. A forma de pagamento deve estar clara no cardápio. O local pode exigir pagamento só em dinheiro, é legal, mas a informação deve ser ostensiva. A cobrança de multa por perda de comanda é ilegal. Além disso, é proibida a cobrança de valor mínimo para uso do cartão de crédito.

Banheiros: cobrar pelo uso de banheiros químicos instalados nas ruas pelo poder público é proibido. No entanto, a cobrança de taxa pelo o uso do toilette por quem não está consumindo no local é permitida.

Ingressos falsos: o Procon recomenda que se evite atravessadores. Ingressos falsos são as reclamações mais frequentes de quem quer ver o desfile na Sapucaí no Rio, assim como no circuito de blocos da Bahia.

Praia: a cobrança pelo uso de cadeira e guarda-sol é permitida. No entanto, é ilegal fechar uma área da praia para uso exclusivo e fazer cobrança pelo uso do espaço. Fique atento!

Fantasia e brinquedos: fantasias e brinquedos usados na folia, como spray com buzinas e espuma artificiais, devem estar certificados com selo do Inmetro.

Por Notícias ao Minuto

Petrolândia Morre no Recife aos 74 anos o sr. Expedito Belém,; o sepultamento ocorre nesta segunda (25)



Faleceu na noite desse sábado, 23 de fevereiro, aos 74 anos, o sr. Expedito Belém, esposo da artesã Fátima (Fafá) Belém e pai de Sandra, Patrícia e Binho. Ele faleceu no Hospital Pelópidas Silveira, no Recife, onde estava internado. 

No último aniversário de seu Belém, em 18 de março do ano passado, Fátima divulgou uma linda mensagem em homenagem ao marido. "Preto, há 38 anos nós constituímos esta linda família com muitos sacrifícios e muitas lutas. Você é marido maravilhoso, pai amoroso e avô que não mede amor por seus netos e bisnetos. Deus lhe conceda muitos anos de vida, para verem nascer e crescer mais frutos de sua família. Nós te amamos! Feliz aniversário! Sua esposa, Fátima (Fafá)."

O corpo ainda está no Recife e deverá chegar para o velório na noite deste domingo (24). O sepultamento está previsto para acontecer às 16h00 desta segunda-feira (25), no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.



Nossos pêsames aos familiares e amigos do sr. Expedito Belém.  
Blog de Assis R…

Petrolândia: Agendamento de consultas e exames na Secretaria Municipal de Saúde, de 25 de fev á 01 de março de 2019

Sec. Municipal de Saúde de Petrolândia-PE

25/Fev/2019 - Seg: Nutricionista, Colposcopia, Raio X.
26/Fev/2019 - Ter: Dentista, Raio X.
27/Fev/2019 - Qua: Pediatra, Exames Laboratoriais.
28/Fev/2019 - Qui: Raio X, Nutricionista, Exames Laboratoriais,
01/Mar/2019 - Sex:  Clínico Geral (Dra. Luciene) Raio X, Exames Laboratoriais.

Para marcação de consultas e exames é obrigatório a requisição médica, bem como o RG, cartão do SUS, cartão de consultas atualizado do hospital.
Redação do Blog Petrolândia em Foco
Informações: Fabrício Almeida

Governo de Minas Gerais proíbe uso da água do Rio Paraopeba

© TV Integração/Reprodução

Na véspera de completar um mês da tragédia do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), o governo de Minas Gerais reiterou a proibição do uso da água do Rio Paraopeba, que abastece a região. Não foi informado por quanto tempo valerá a determinação.

Em nota, divulgada pelas secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura, o alerta é para evitar o uso em quaisquer circunstâncias. “A orientação de não se utilizar a água bruta do rio, sem tratamento, é válida para qualquer finalidade: humana, animal e atividades agrícolas.”

A medida foi adotada após a detecção de metais em níveis acima do permitido pela legislação ambiental e de avaliação da Secretaria de Saúde de Minas Gerais com base em requisitos de vigilância sanitária.

Petrolândia: Carnaval sem assédio neste 1 de março de 2019 ás 08 horas, concentração na Praça da Matriz

Foto/Divulgação

O carnaval é uma festa plural de manifestação da liberdade e da alegria, mas é um tempo em que as mulheres estão mais expostas ao assédio e outros tipos de violência. Por isso, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher vem lançar uma ação no município de Petrolândia para o carnaval 2019. A campanha “#EssaPegadaEuNãoCurto” é uma proposta de reflexão sobre as práticas de assédio, veiculação de músicas de cunho depreciativo, a ser estendida a todos os seguimentos do município, principalmente os espaços de formação de crianças e jovens. Neste contexto, o Conselho convida a rede pública e privada de educação e a população como um todo para o enfrentamento das práticas de assédio, como também da violência contra a mulher, especialmente durante as festividades de carnaval.

A campanha tem como foco principal o trabalho a ser realizado nas escolas municipais, estaduais e particulares, orientado para a análise de músicas veiculadas que ofendam ou depreciam a imagem da mulher, que fazem apologia ao estupro, à homofobia. Ressaltamos aqui a importância de reforçar a nossa missão que é de valorização dos direitos da mulher e o enfrentamento da violência contra a mulher em todos os aspectos.

Além das redes de ensino, para este ano o CMDM quer firmar parceria com os blocos carnavalescos que irão abrilhantar a festa no carnaval do município, numa grande adesão à campanha para que as pessoas aproveitem a folia com respeito, esperando provocar  uma reflexão dos homens sobre suas atitudes e comportamentos durante as festividades, para que a cultura do assédio não seja reproduzida, normalizada ou tolerada, visando a conscientizar os foliões e foliãs sobre a necessidade de combater todos os tipos de violência contra a mulher.

Cientes de que a Campanha “#EssaPegadaEuNãoCurto” terá uma adesão significativa no município, convocamos todas as escolas para desfilar o seu bloco na Av. dos Três Poderes a partir das 8h, abrindo o Carnaval de Petrolândia juntamente com o Bloco da Mulher, coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Vamos fazer uma festa com muita alegria e respeito.

Data: 01/03/2019 (sexta)
ConcentraçãoPraça da Matriz
Horário: 8 hs
Percurso: Ruas do Centro da Cidade

Infomações Fabiana Kelly

Brasil condena violência nas fronteiras com a Venezuela

CONFLITOS

O governo brasileiro, em nota, condenou os episódios de violência registrados nas fronteiras do Brasil e da Colômbia com a Venezuela. O comunicado foi divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores nas primeiras horas deste domingo (24). Para o governo brasileiro, os atos caracterizam “o caráter criminoso do regime ([do presidente Nicolás) Maduro" e um "brutal atentado aos direitos humanos".

"O governo do Brasil expressa sua condenação mais veemente aos atos de violência perpetrados pelo regime ilegítimo do ditador Nicolás Maduro, no dia 23 de fevereiro, nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Colômbia, que causaram várias vítimas fatais e dezenas de feridos", diz a nota. 

No documento, o Itamaraty apela para que todos os países reconheçam Juan Guaidó como governo legítimo. “O Brasil apela à comunidade internacional, sobretudo aos países que ainda não reconheceram o Presidente encarregado Juan Guaidó, a somarem-se ao esforço de libertação da Venezuela, reconhecendo o governo legítimo de Guaidó e exigindo que cesse a violência das forças do regime contra sua própria população”, diz o texto.

Na nota, o governo brasileiro ressalta que o uso da força contra o povo venezuelano, que vive um momento de profunda crise humanitária, é inadmissível. "O uso da força contra o povo venezuelano, que anseia por receber a ajuda humanitária internacional, caracteriza, de forma definitiva, o caráter criminoso do regime Maduro. Trata-se de um brutal atentado aos direitos humanos, que nenhum princípio do direito internacional remotamente justifica e diante do qual nenhuma nação pode calar-se". 

Por Agência Brasil

Loterias: Mega-Sena, concurso 2.127: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 43 milhões

Sorteio do concurso 2.127 da Mega-Sena foi realizado neste sábado (23) em Jundiaí, São Paulo — Foto: Marcelo Brandt/G1

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.12 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (23) em Jundiaí (SP). O prêmio acumulou e está estimado em R$43 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 01 - 07 - 28 - 30 - 44 - 46.

A quina teve 5 apostas ganhadoras; cada uma levará R$ 42.197,60. Outras 6.182 apostas acertaram a quadra; cada uma receberá R$ 741,09.


Para apostar na Mega-Sena


As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.


Probabilidades


A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.
Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Por G1

Lula será ouvido esta semana em inquérito sobre invasão de tríplex

© Ueslei Marcelino/Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será ouvido, na próxima terça-feira (26), dentro do inquérito que investiga a invasão do tríplex no Guarujá (SP), pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), no dia 16 de abril do ano passado.

O imóvel é alvo das investigações que levaram o petista à prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, condenado a 12 anos e um mês. De acordo com as investigações, o apartamento e a reforma foram feitos pela OAS em troca de favorecimentos à empreiteira por meio de contratos.

Apesar de a invasão ter ocorrido já depois da prisão de Lula, que ocupa uma das celas da superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba (PR) desde 7 de abril de 2018, a apuração quer saber se uma fala do ex-presidente, durante um de seus discursos, pode ter influenciado o grupo a ocupar o tríplex.

Na oportunidade, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o petista afirmou ter sido condenado por um “desgraçado de um apartamento que eu não tenho”. Ele ainda disse que já tinha pedido “para o Guilherme Boulos [líder do MTST] mandar o pessoal dele ocupar” o imóvel.

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!



46ª Missa dos vaqueiros em Petrolândia-PE

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia