quinta-feira, 28 de março de 2019

TSE multa campanha de Haddad

O ministro Luiz Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, derrotado na eleição do ano passado, e a coligação dele paguem multa no valor de R$ 176.515 por impulsionamento irregular de conteúdo contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que venceu a disputa.
Em decisão da última terça-feira, Fachin considerou que a campanha petista pagou ao Google para destacar conteúdo negativo contra Bolsonaro, o que feriu a lei eleitoral e causou desequilíbrio na disputa. O ministro negou, porém, punições ao Google, por entender que a empresa suspendeu o contrato quando foi notificada pelo TSE.

Saudades: 30 anos depois o blogueiro e poeta Tony Xavier, volta á um dos lugares onde ele viveu grande parte da sua infância e conta com emoção um pouco da sua história!

Tony Xavier
Por volta dos anos setenta na antiga e saudosa comunidade do Sítio Boa Vista povoado que ficava localizado ás margens do rio São Francisco entre á cidade de Petrolândia e á comunidade de Barreiras, eu Tony Xavier, meus pais e todos os meus irmãos, frequentávamos muitas vezes essa humilde casinha que ficava ao lado de um enorme pé de umbuzeiro e aproximadamente há 10 km das margens do rio.

Era ali, á roça em que meus saudosos pais todos os dias estavam trabalhando de sol á sol para conseguirem o sustento da família num  total de dez filhos, que dignamente foram educados e criados por dois guerreiros que até hoje e sempre vamos ser gratos á eles.

Nesta humilde casinha, lembro que muitas vezes o meu pai guardava melancias, ferramentas de trabalho e na época da safra de algodão ele também usava como depósito para em sacas deixar guardados, tudo na mais completa simplicidade.
Nesta época tudo era tão simples mas muito prazeroso, que hoje eu me recordo que por diversas vezes a minha saudosa mãe, fazia o almoço na sombra deste velho umbuzeiro que seguramente já deve ter no mínimo uns 100 anos, mas continua firme e inclusive produzindo frutos.

Hoje apesar da modernidade eu não consigo esquecer esses momentos que marcaram muito a minha infância, e cada vez que posso e o tempo me permite, estou sempre visitando os lugares que hoje são apenas recordações, porque isso me faz bem.

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier

Custódia, no Sertão de Pernambuco, também vai receber água do Rio São Francisco


A chegada das águas do Rio São Francisco tem transformado a realidade hídrica do interior pernambucano que sofre, há oito anos consecutivos, com os efeitos da estiagem. O município de Custódia será beneficiado com a construção de uma adutora de 23 quilômetros de extensão e 400 milímetros de diâmetro, às margens da BR 232, que irá interligar o Canal da Transposição até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade. Os trabalhos estão na fase inicial de mobilização, com a instalação do canteiro de obras, locação do reservatório e elaboração de projetos executivos e serviços topográficos, que antecedem a implantação da adutora. As frentes de serviços estão localizadas ao longo do trecho da Barragem do Moxotó, em Sertânia, até Custódia. A previsão é concluir o empreendimento dentro de 12 meses.

A obra estruturadora, um investimento de R$ 31 milhões, realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), é mais um resultado do empenho do governador Paulo Câmara em aproveitar a água do Velho Chico e abastecer os municípios do Estado que sofrem com a seca. Para o funcionamento do novo sistema, uma estação elevatória (bombeamento) será construída no distrito de Rio da Barra, na zona rural de Sertânia, aproveitando a captação no canal de aproximação na saída do Reservatório de Moxotó - no mesmo local onde já existe a estrutura da Estação Elevatória (EB-1) pertencente ao Sistema Adutor do Moxotó. A obra ainda prevê também a construção de um reservatório, com capacidade para armazenar mil metros cúbicos, a ampliação da Estação de Tratamento de Água e a instalação de mais de cinco mil hidrômetros.

A ampliação da ETA Custódia permitirá ampliar a capacidade de tratamento da unidade de 32 para de 82 litros de água, por segundo, triplicando o volume de água distribuído na cidade. “Com a conclusão desta obra, a Compesa espera resolver em definitivo o problema do abastecimento de água de Custódia", afirma o presidente da Compesa, Roberto Tavares. "Hoje atendemos 50% da cidade com água da bateria de poços de Vila de Fátima, com o fornecimento de água uma vez por mês. A outra metade está sendo atendida por caminhões-pipa e caixas comunitárias. Desde que a Barragem de marrecas entrou em colapso, em outubro, agimos rapidamente para reverter essa situação, que é delicada", explica Tavares.

Petrolândia: Sem interesse pelo o futebol amador, jovens deixam o capim tomar conta do campo que foi palco de belos jogos nos anos noventa, fazendo á alegria do povo agrovilense


Sem jogos realizados já algum tempo o estádio 'Gafanhoto' se encontra praticamente abandonado na Agrovila 1 do bloco 1, o compo tomado pelo o capim é o simbolo do descaso daqueles que deveriam cuidar e preservar um campo de futebol que já foi palco de muitas emoções.

Na década de noventa com outros organizadores e outros jogadores o time do Agro Futebol Clube, fez á alegria de muitos moradores apaixonados pelo o futebol amador onde os torcedores participavam com entusiasmo em todos os jogos do time agrovilense.

Agora á situação é totalmente adversa, com o campo de jogo tomado pelo o mato e os jogos de finais de semana já não existem mais, para a tristeza de muitos torcedores que recordam com saudades daqueles velhos e bons tempos.

Redação do Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Tony Xavier

Perigo: reforma agora não é mais reforma. Crise é quem toma as rédeas

No clima de barata-voa que toma conta de Brasília, líderes acham que a reforma da Previdência já está em segundo plano. A questão agora é de “governabilidade”, palavra assustadora para quem vivenciou as quedas de Collor e de Dilma. Segundo a tese, antes é preciso saber se o País é ou não governável, ou seja, se o Planalto tem força para aprovar projetos banais como a criação de datas comemorativas nas Casas.
Um ex-ministro e ex-líder no Congresso acha que não. A gestão Bolsonaro segue rumo ao precipício e ignora placas de perigo, observa ele.
Para esse mesmo ex-ministro, o Congresso erra ao entrar na pilha dos bolsonaristas. Ele acha que os parlamentares deviam tocar a bola de lado, afinal, o tempo joga contra o governo. “Buscar um consenso mínimo na reforma, ainda que sem o impacto fiscal esperado neste primeiro momento, pode ser um caminho para mostrar que o País ainda é governável”, diz Marcelo Ramos (AM), vice-líder do PR.
Coluna do Estadão – Alberto Bombig

Perigo: Barragens em Ouro Preto e Macacos entram em alerta máximo

© Pilar Olivares / Reuters

Mais três barragens da Vale em Minas Gerais foram colocadas em alerta máximo para rompimento nesta quarta-feira, 27. Duas ficam em Ouro Preto e uma em Nova Lima, no distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos. Sirenes foram acionadas, como protocolo, na zona de autossalvamento (ZAS) das três barragens. As estruturas deixaram o nível 2 e passam para o nível 3 de segurança, o que significa risco iminente de ruptura. A barragem em Nova Lima é a B3/B4. Em Ouro Preto são as estruturas Forquilha I e Forquilha III.

As informações são do coordenador-adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Flávio Godinho, que afirmou não terem ocorrido retiradas de moradores nesta quarta. Moradores da zona de autossalvamento das estruturas foram retirados de casa em 16 de fevereiro, no caso de Nova Lima, e no dia 20 do mesmo mês, em relação a Ouro Preto. No caso da barragem de Macacos, 305 moradores foram obrigados a deixar suas casas. Em Ouro Preto, a evacuação somou aproximadamente 75 pessoas.

Uma comunidade em Nova Lima, chamada Honório Bicalho, apesar de estar fora da zona de autossalvamento, poderá ser evacuada ainda esta noite, segundo Godinho. Ainda conforme o representante da Defesa Civil, não há possibilidade de a lama das barragens em Ouro Preto atingirem a região central da cidade.

Com as elevações desta quarta, chega a quatro o número de represas da Vale em Minas em alerta máximo para rompimento em menos de uma semana. Na sexta-feira, uma represa de rejeitos da mineradora em Barão de Cocais também recebeu nível 3 de segurança. A cidade vive em estado de vigília desde então.

Desde fevereiro, com a subida para o nível de segurança 2 da barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, cerca de 6 mil dos 28 mil moradores da cidade, habitantes das margens do Rio São João, têm dificuldade para dormir. Em caso de rompimento, a lama de rejeitos descerá pelo curso d'água

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!



Imagens do sertão petrolandense

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!