terça-feira, 2 de abril de 2019

Jovem que estava desaparecida em Tabapuã foi estrangulada pelo ex

© Reprodução 

Policiais militares de Tabapuã, no interior de São Paulo, encontraram no fim da tarde desta segunda-feira, 1, o corpo de uma jovem que estava desaparecida desde a tarde de domingo, 31. O corpo da garota tinha marcas de estrangulamento. O ex-companheiro confessou o crime e está preso, acusado de feminicídio.

O corpo de Emeli Guergutt, de 19 anos, foi achado em um terreno onde funcionava o lixão da cidade. Os chinelos e a camiseta da vítima estavam ao lado do corpo. O celular da jovem foi achado em um matagal de Novais, cidade próxima, onde ela morava.

Conforme a Polícia Civil, o ex-namorado Lucas Ruan Silva Alves, de 20 anos, confessou ter estrangulado a vítima. Ele disse aos policiais que a levou a uma festa na chácara de um amigo, mas, no caminho de volta, tiveram uma discussão. O rapaz apertou o pescoço da jovem até causar sua morte.

Segundo os policiais, Lucas conviveu com a vítima e eles tiveram um filho, que tem três anos. O acusado, no entanto, tinha um histórico de agressões contra a mulher, o que motivou a separação. No ano passado, Emeli obteve medida protetiva contra o ex-companheiro, válida por seis meses, mas não a renovou.

De acordo com o relato dado à polícia, Lucas queria reatar o namoro, mas a jovem não aceitava. Preso depois que a família denunciou o desaparecimento, ele confessou que havia matado a ex-mulher e contou onde estava o corpo de Emeli.

O corpo passou por necrópsia no Instituto Médico Legal (IML) de Catanduva e foi sepultado, na manhã desta terça-feira, 2, no Cemitério Municipal de Novais. Lucas foi autuado por homicídio, agravado por feminicídio, e levado para a Cadeia Pública da Catanduva.

Sorocaba

Em outro caso de feminicídio, uma mulher foi morta a facadas, também nesta segunda, na casa do namorado, no bairro Nova Esperança, zona oeste de Sorocaba, interior de São Paulo. O homem foi visto saindo de casa com as mãos sujas de sangue e está foragido.

Comentarista diz que Romário ganhou Copa de 94 sozinho e irrita Bebeto


O comentarista Marco Antonio Rodrigues, o Bodão, irritou o ex-jogador Bebeto ao dizer que Romário ganhou a Copa do Mundo de 1994 "sozinho". A discussão aconteceu na edição desta segunda-feira (1º) do "Bem, Amigos!", do SporTV.

Bebeto no Bem Amigos/Foto Reprodução
"Na Copa do Mundo de 1994, o melhor jogador foi o senhor Romário, inclusive o melhor do mundo no ano. O Bebeto foi um excelente jogador, um belo coadjuvante, mas o Romário ganhou a Copa para o Brasil. Romário e Bebeto sim, mas o Romário jogou mais, foi decisivo em todos os jogos", disse Bodão.

Bebeto, que era um dos convidados do programa, rebateu, destacando a força coletiva da equipe que conquistou o tetracampeonato mundial para o Brasil.

"Bodão, eu não concordo contigo não, que o Romário ganhou a Copa sozinho. Se a gente não tem um time lá atrás, certinho, não ganha nada. Essa coisa de ganhar Copa sozinho não existe. Claro, ele fez os gols. Mas, se não tem um time, forte, com base forte, ninguém ganha nada sozinho. Aí o Neymar fica com essa coisa de ter que decidir sozinho, não vai ganhar sozinho. Tudo é pressão em cima do Neymar, tem que tirar a pressão de cima dele. Ele é um jogador que vai decidir pela qualidade que ele tem, pela habilidade. Não existe isso de ganhar Copa do Mundo sozinho, tá louco", rebateu Bebeto.

O comentarista se justifica dizendo que "ganhar sozinho" foi apenas uma expressão.

Depois de festa, corpo de universitária de 19 anos é encontrado em lago

O corpo de uma universitária de 19 anos foi encontrado no Lago Paranoá, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (1º). Natália Ribeiro Santos Costa estava desaparecida desde as 18h de domingo (31), quando participou de uma festa às margens do Lago. Amigos espalharam pelas redes sociais mensagens pedindo que quem tivesse informações sobre a jovem entrasse em contato. Ela morava no Paranoá e era estudante do 4º semestre de letras no Centro Universitário Iesb.

Ainda não se sabe o motivo da morte. A jovem não sabia nadar, mas a polícia não descarta a hipótese de assassinato. Apenas o laudo da necrópsia, feito pelo Instituto de Medicina Legal (IML), poderá indicar a causa do óbito, em um prazo de 30 dias. A Polícia Civil, no entanto, deteve um suspeito - última pessoa a ser vista com Natália antes do desaparecimento - e o ouviu em depoimento na tarde desta segunda-feira (1º). Ele é morador da Asa Norte, também tem 19 anos e foi liberado ainda nesta noite.

De acordo com os investigadores, o homem está com uma marca de mordida no braço, o que reforçou a tese de homicídio. Ele se apresentou na 6ª DP (Paranoá), onde a família havia registrado a ocorrência de desaparecimento. Lá, afirmou ter namorada e negou envolvimento com a vítima. O rapaz e a família dele não quiseram dar declarações à imprensa.

Consta no primeiro depoimento do rapaz que Natália se aproximou dele em determinado momento durante a festa de domingo e perguntou se estava tudo bem, e os dois caminharam até um parquinho infantil, a cerca de 30m de onde o restante do grupo estava.

Segundo o suspeito, a universitária o elogiou e ele disse ter namorada. Alegou ainda que ela perguntou o que a companheira dele acharia da aproximação e deu uma mordida no braço dele, na altura do antebraço. O jovem afirmou ter ficado surpreso e perguntou o motivo da mordida. “Para causar ciúmes”, respondeu a garota, de acordo com ele.

Ainda segundo o depoimento dele, Natália o convidou para ir até as margens do lago, mas ele se recusou e a perdeu de vista. Depois, chegou a ir até o espelho d'água, mas não a viu mais. O jovem relatou que as amigas da menina acionaram um segurança para ajudar a procurá-la e ele foi embora em um carro de aplicativo com a namorada e outros amigos.

Neto de Lula não morreu de meningite, informa Prefeitura de Santo André

© Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Santo André, na Grande São Paulo, informou nessa segunda-feira (1º) que a causa da morte de Arthur Araújo Lula de Silva, aos 7 anos, não foi meningite meningogócica, como divulgado inicialmente. O neto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva morreu no dia 1º de março, no Hospital Bartira, do grupo D’Or.

A doença foi divulgada como causa da morte. Arthur deu entrada no hospital, às 7h20 do dia 1º de março, com sintomas como febre, dor no corpo e enjoo. O quadro era estável, mas rapidamente se agravou. Ele morreu às 12h36 do mesmo dia.

Em nota, a prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Saúde encaminhou amostras coletadas no hospital para análise do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Os exames deram negativo para meningite, meningite meningocócica e meningococcemia.
O município, no entanto, não indicou outras possíveis causas da morte de Arthur. "Todos os procedimentos de proteção e profilaxia dos comunicantes foram realizados seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Informações adicionais relacionadas ao caso dependem de autorização expressa da família da criança", informou o documento.

A família de Lula ainda não se manifestou.

Confira a íntegra da nota divulgada pela Prefeitura de Santo André:

Pesquisa: mau sinal vindo de deputados

Pesquisa da consultoria Arko Advice mostra queda na avaliação do presidente entre deputados federais. Saiu de 22,95% em fevereiro para 33,95% em março o porcentual de quem avalia o governo Jair Bolsonaro ruim ou péssimo.
Em meio ao fogo cruzado de Rodrigo Maia e Bolsonaro, 60,55% avaliaram a relação entre o Executivo e o Legislativo como péssima. O levantamento foi feito com 109 deputados de 25 partidos entre 26 e 28 de março.
Outro mau sinal é para a reforma: caiu o número dos deputados que defendem a Previdência (68,8% para 55,96%) e a maioria deles acha o projeto dos militares ruim ou péssimo (59,64%).  (Estadão – Coluna)

Falhas no Fies fazem MEC prorrogar prazo de conclusão da inscrição

© iStock

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até esta sexta-feira (5) o prazo para os estudantes selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) conseguirem concluir a sua inscrição. Devido a falhas no sistema do Fies, aprovados pelo programa estão sem poder ir à aula em universidades particulares, que pedem a finalização do processo de matrícula.

Diante das dificuldades verificadas, o MEC esclarece que não haverá prejuízo ao estudante para a contratação do Fies. O prazo para validação da inscrição pela instituição de ensino foi ampliado para o dia 5 de abril", comunicou o ministério.

Falha

A lista de candidatos aprovados no Fies no primeiro semestre de 2019 foi divulgada em 25 de fevereiro. O edital previa que os estudantes completassem a inscrição entre os dias 26 de fevereiro a 7 de março. No entanto, quando os estudantes chegaram à fase de fechar o contrato do Fies com a Caixa Econômica Federal, eles foram informados que faltam informações no cadastro para finalizar o processo.

No mês passado, o prazo já havia sido prorrogado até 11 de março. Agora, foi estendido para o dia 5 de abril.

Segundo o Fies, um problema sistêmico tem impedido a troca de informações com o agente financeiro. Ainda de acordo com o Fundo, erros ou problemas no sistema podem levar o MEC ou os bancos operadores do programa a prorrogarem o prazo de conclusão da inscrição até 30 de junho.

Estudantes sem matrícula

O programa oferece 100 mil contratos de financiamento em cursos de graduação em universidades privadas. Os financiamentos são vantajosos por não terem juros e por conta da forma de pagamento facilitada.

Até que o problema seja resolvido, os estudantes estão sem poder ir à aula e correm o risco de perder o semestre.

Nota

Leia a íntegra da nota do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), emitida nessa segunda-feira (1º

Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!



Imagens da 3ª Corrida das Mulheres em Petrolândia-PE

Mostrando sempre algo diferente nas manhãs nordestina, o Blog Petrolândia em Foco divulga um pouco de tudo  que acontece e  que existe na região petrolandense, desde á foto especial como a simplicidade do dia a dia nesta área do sertão pernambucano. Isso é Petrolândia, isso é Nordeste, Isso é Brasil. Bom dia!