quarta-feira, 22 de abril de 2020

Chefs de cozinha produzem marmitas para distribuição solidária

Vizinhos solidários prontos para a entrega de marmitas Foto: Divulgação

Moradores de um mesmo condomínio, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, contam com uma ajuda de peso na nova fase de distribuição de marmitas do projeto Vizinhos Solidários. Chefs de cozinha, à frente de restaurantes conhecidos na cidade, integram uma produção especial, que começa no dia 22 e segue até 1º de maio.

Quem dá o ponta-pé inicial é o chef dos restaurantes Chicama e Chiwake, Biba Fernandes. Ele promete uma peixada pernambucana, contendo filé de peixe com legumes e ovos cozidos no leite de coco, além de farofa e arroz branco. As quentinhas serão entregues aos participantes da ação ‘Vizinhos Solidários’, que se encarregam na entrega de alimentos para pessoas em situação vulnerável.

A agenda segue ao longo de duas semanas, com os nomes Luciana Bacelar e Taciana Teti, do Le Chef Bistrô, Claudemir Barros, do Oleiro, o consultor Elsinho Simões, Joca Pontes, do Bercy e Villa, e Tiago Vitta, do La Pecora Nera. Segundo Maria Eduarda Gibson, que integra o grupo formado por 12 voluntários fixos e outros 20 apoiadores, os insumos são fornecidos pelos próprios cozinheiros. “A gente apenas entrega as marmitas e depois vai buscar, levando diretamente para as entregas”, diz. As distribuições acontecerão perto do local de produção, em áreas do Centro do Recife e comunidades na Região Metropolitana.

Tem sido assim desde o dia 30 de março, quando o isolamento social uniu pessoas interessadas em ajudar quem mais precisa nesse período. “A gente começou na cozinha da minha casa, com 20 marmitas, e três semanas depois a gente entregou mais de três mil. E, todo dia à noite, saímos numa Kombi para fazer as entregas”, completa Eduarda, entusiasmada com a colaboração dos vizinhos. Eles costumam chegar em família, fazendo as doações. Alguns cozinham feijão e cuscuz na própria casa. Além de alimentos, também chegam máscaras e produtos de higiene. Recentemente, o grupo recebeu um freezer para manter seus insumos.

Tudo é organizado entre os voluntários de logística, cozinha, financeiro e até mídia social, em que o trabalho é divulgado na intenção de engajar mais pessoas. Além de quentinha, a Kombi azul do condomínio, já reconhecida por onde passa, transporta bolo, suco, biscoito, água e afeto a quem vive na rua.

Informações: @vizinhos.solidarios (Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário