quinta-feira, 16 de abril de 2020

Morre de Covid-19 Aldo Pagotto, arcebispo emérito da Paraíba

© Reprodução
O novo coronavírus fez a sua primeira vítima na cúpula na Igreja Católica do Brasil. Aos 70 anos, 43 deles dedicados ao sacerdócio, o arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, morreu nesta terça-feira (14).

Ele enfrentava um câncer e foi internado em um hospital particular de Fortaleza com uma crise de insuficiência respiratória. A Arquidiocese da Paraíba informou nesta quinta-feira (16) que exames apontaram a Covid-19 como causa da morte.

O corpo de dom Aldo vinha sendo mantido em uma câmara fria até a divulgação do resultado do exame. Pela tradição canônica, o sepultamento deveria ser realizado naquela que foi a última igreja catedral do arcebispo.

Contudo, para evitar a disseminação da doença, a arquidiocese decidiu que o corpo de dom Aldo será sepultado em Fortaleza sem celebrações públicas. Após o arrefecimento da pandemia, seus restos mortais serão transferidos para a Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

Filho de imigrantes italianos, dom Aldo nasceu em Santa Bárbara D'Oeste (SP). Após estudos em seminários, foi ordenado diácono em 1977. Passou por paróquias em Minas Gerais, São Paulo e Ceará.

For ordenado bispo em 1997, passando a comandar a diocese de Sobral (CE). Em 2004, foi nomeado arcebispo da Paraíba, em substituição a dom Marcelo Carvalheira.Permaneceu na função até 2016, quando o papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao cargo após ser acusado de acobertar casos de pedofilia e abuso sexual.

A primeira denúncia foi em 2002 e partiu do Ministério Público do Ceará. Ele foi acusado de coagir adolescentes para que mudassem seus depoimentos a fim de proteger um frei acusado de estupro. Nos anos seguintes, outros casos passaram a ser investigados pela promotoria da Paraíba.O procedimento investigatório foi arquivado em 2017 pelo conselho superior do Ministério Público do Estado da Paraíba por falta de provas.

Em entrevista à Folha de S.Paulo dias após sua renúncia em 2016, dom Aldo negou ter agido em benefício de padres suspeitos e disse ter denunciado as suspeitas ao Ministério Público e ao Vaticano: "Não me omiti".

Desde que renunciou ao posto de arcebispo, dom Aldo voltou para o Ceará e vivia recluso no santuário São Benedito, em Fortaleza.

Em nota, o arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson, lamentou a morte de seu antecessor e destacou o trabalho de dom Aldo na arquidiocese. "Suas obras, palavras e ações estão eternizadas no coração do povo desta arquidiocese, que não cessa suas orações em favor do seu pastor", afirmou.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu nota na qual destacou a trajetória do arcebispo emérito e informou que "se une em oração aos familiares, amigos, fiéis e irmãos do Santíssimo Sacramento, congregação da qual dom Aldo fazia parte"
Por: Folhapress /Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário