sábado, 4 de abril de 2020

Pernambuco é o Estado mais transparente do Brasil no combate à Covid-19


Um levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que atua na área de transparência e abertura de dados públicos, avaliou que, , entre os 26 Estados brasileiros, mais Distrito Federal e Governo Federal, apenas Pernambuco conta com um nível alto de transparência na publicação das informações que permitem acompanhar em detalhes a disseminação da pandemia de Covid-19 pelo país.  Ocupando a primeira colocação do ranking nacional, o Estado conta com avaliação de 81 pontos de um total de 100, sendo seguido por Ceará (69) e Rio de Janeiro (64).

“Desde o início deste processo, quando ainda estávamos nos preparativos, fizemos uma opção pela transparência e compromisso nas informações passadas à população, porque sabemos que precisamos do engajamento de toda a sociedade para que as medidas fossem feitas com o máximo de clareza  sobre o enfrentamento à pandemia. Esse é momento de muitas dificuldades para todos e por isso exige um maior comprometimento e transparência por parte de todos. Essa avaliação aponta que estamos no caminho certo e também ressalta que a população deve, cada vez mais, priorizar as fontes oficiais de informação, combatendo, fortemente, as fake news”, destacou o secretário André Longo. 

A avaliação considerou conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações divulgadas nos portais dos governos dos estados e do governo federal. A disponibilidade de informações como idade, sexo e hospitalização dos pacientes confirmados, além de dados sobre a infraestrutura de saúde, configuravam pontos positivos.  A pesquisa ainda avaliou se os casos eram apresentados de forma individual e anônima, além do grau de detalhe sobre a localização (por município ou bairro, por exemplo). Outro fator positivo levado em consideração foi a publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados.


SITE - Para manter a população bem informada sobre o combate ao novo coronavírus, o Governo de Pernambuco vem promovendo um conjunto de ações para reforçar a transparência na divulgação dos dados e a comunicação educativa. Um hotsite exclusiv,o reunindo as principais informações sobre a pandemia, foi lançado e, ainda na internet, foi estruturada uma central de combate às fake news que circulam nas redes sociais e no Whatsapp. 

No site (www.pecontracoronavirus.pe.gov.br) a população encontra as principais notícias sobre a Covid-19, inclusive as medidas restritivas instituídas por decretos do governo estadual, boletins epidemiológicos, dúvidas frequentes da população, importância dos hábitos de higiene como medida de prevenção, sintomas e formas de evitar o agravamento da pandemia. A página traz ainda um painel em tempo real com informações sobre dados da Covid-19 em Pernambuco, no Brasil e no mundo, com casos notificados, descartados, em investigação e confirmados.

Blog Petrolândia em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário