sexta-feira, 15 de maio de 2020

Petrolândia/Covid-19: Com 4 casos confirmados, moradores pedem transparência na divulgação dos casos no município

Desde que foi iniciada a divulgação do número de pessoas com teste positivo para o novo coronavírus em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, muitos moradores têm entrado em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, em mensagens diretas ou comentários em nossas postagens nas redes sociais, para solicitar a divulgação dos nomes dos pacientes. Nossa reportagem entrou em contato com a secretária de Saúde de Petrolândia, Livia Leite, para obter o posicionamento da instituição sobre o clamor da população pela publicidade dos casos.

"{Os pacientes] estão em isolamento nas suas próprias residências sob monitoramento das equipes de atenção básica e vigilância epidemiologica. Não divulgamos os casos porque o paciente tem o direito do sigilo médico, somente o próprio paciente pode divulgar sobre seu estado de saúde, se ele quiser. Os profissionais de saúde tem o dever de serem éticos", justificou a secretária de Saúde de Petrolândia.

No anúncio do primeiro caso confirmado do novo coronavírus na cidade, em 1º de maio, a Secretaria de Saúde ressaltou que a identidade dos pacientes é protegida por sigilo médico. Isso não impediu que especulações sobre o nome dos pacientes atingisse várias pessoas. Algumas, inclusive, vieram a público desmentir os boatos.

Mas, após cada caso confirmado, os moradores ficam mais insatisfeitos com a superficialidade das informações. A alegação mais comum nos pedidos de divulgação dos nomes ou dos bairros onde eles ocorrem é o suposto direito de saber se teve contato com o coronavírus. Abaixo, alguns comentários à publicação do boletim de hoje, com 4 casos confirmados de Covid-19 na cidade.

"Gente, nós devemos exigir, que divulguem quem são. Compartilhem e mostrem sua indignidade com os políticos de Petrolândia. Nós temos o poder, não podemos ficar aceitando tudo dessa prefeitura, exigimos esclarecimentos", diz Rose, em comentário à nossa postagem no Facebook.

"Acho isso muito errado, porque não diz quem é essas pessoas. De repente, a gente entra em contato com essas pessoas e morre e ninguém sabe de nada, eu fico injuriada com isso", reclama Daiana.

"Se não podem divulgar o nome façam como em outras cidades, coloquem pelo menos a quadra", pede Elizabeth. "Por favor, fale a quadra dessas pessoas infectadas", diz Nina.

"Falem quem é, está errado esconder, e se outras pessoas tiveram contato com o infectado?!", enfatiza Flávia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Pablo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário