sábado, 20 de junho de 2020

Coronavírus: Pernambuco confirma 1.094 novos casos de Covid-19 e 45 mortes nas últimas 24h


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou, nesta sexta-feira (19), 1.094 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Além disso, foram confirmados 45 óbitos. Entre os novos infectados, 975 (89%) são casos leves e 119 (11%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Agora, Pernambuco totaliza 49.720 casos confirmados, sendo 17.837 graves e 31.883 leves. O Estado também atingiu 4.102 mortes pela doença. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, foram testadas 94.597 pessoas para a Covid-19 em Pernambuco. 

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, comentou sobre a queda no número de casos da doença no Estado. "Estamos acompanhando dia a dia uma diminuição na pressão sobre esta rede de saúde que foi montada para atender os pacientes do novo coronavírus. A ocupação média dos leitos dedicados à Covid-19, que ficou por algum tempo na faixa superior aos 90%, hoje está abaixo de 60%, quando juntamos leitos de uti e enfermaria. E, no caso das UTIs, que ja tiveram lista de espera com mais de 300 pacientes, a taxa de ocupação está atualmente em 82% com uma leve tendência de queda", informou. 

A retomada gradual do comércio e atividades cotidianas dependem diretamente desta tendência para uma diminuição de casos, de acordo com o gestor. "Nós não estamos em hora de comemorar ainda nada, não podemos baixar a guarda. Se relaxarmos a situação pode reverter, tudo que conquistamos pode ser colocado de lado e teremos que dar passos atrás no nosso plano de convivência", alertou Longo. 

Atualmente, as regiões que mais preocupam a gestão estadual são o Agreste, a Zona da Mata Norte e a Zona da Mata Sul. Nestas regiões, a "volta ao normal" está sendo adequada pelas prefeituras. 

Para garantir uma melhor segurança no retorno das atividades, a partir da próxima semana o Governo do Estado vai testar profissionais de serviços essenciais que apresentem sintomas gripais. "A partir da proxima semana os testes RTPCR e também rápidos estarão disponiveis para os trabalhadores de serviços essencias com sintomas gripais. Esse grupo é formado por trabalhadores que atuam em supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, na imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários. Além dos trabalhadores de serviço social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade e os rodoviarios", assegurou o secretário. Para ter acesso essas pessoas precisarão acessar o Atende em Casa, que pedirá uma comprovação de vínculo com essas atividades essenciais
Por Folha de Pernambuco
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário