segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Recife: Último paciente recebe alta e 6º hospital de campanha para a Covid-19 é desativado

Hospital de Campanha Recife 3 foi montado na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade — Foto: Andréa Rêgo Barros/Prefeitura do Recife

O Hospital Provisório Recife 3, localizado no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, registrou a alta do último paciente internado com a Covid-19. Com isso, a unidade é o 6º hospital de campanha desativado pela prefeitura da capital pernambucana.

A desmobilização foi anunciada no dia 1º de setembro, quando o hospital deixou de receber novos pacientes. Segundo a prefeitura, o fechamento da unidade foi causada pela redução sustentada nos principais indicadores da pandemia no Recife.

"Hoje [segunda-feira, dia 14 de setembro], nós temos 77 pacientes internados nas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] da prefeitura, sendo 33 do Recife, o que é o menor número desde o início da pandemia”, afirmou o prefeito Geraldo Júlio (PSB).

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, o Hospital Provisório Recife 3 recebeu mais de 500 pacientes e contou com 107 leitos, sendo 80 de UTI e 27 de enfermaria.

Nesta segunda (14), os equipamentos médico-hospitalares do local começaram a ser retirados e levados para outras unidades de saúde municipais, como as maternidades e o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em Areias, na Zona Oeste do Recife.

Ainda segundo a secretaria, parte dos equipamentos fica temporariamente guardada em galpões caso algum dos hospitais desativados precise voltar à ativa.

A única unidade de saúde provisória montada pela prefeitura que segue atendendo exclusivamente pacientes com o novo coronavírus é o Hospital Provisório Recife 1, localizado na Rua da Aurora, em Santo Amaro, no Centro da cidade.

Outras desativações

Em 24 de agosto, foi desativada a principal unidade criada para o tratamento da Covid-19, o Hospital Provisório Recife 2, no bairro dos Coelhos, na área central da cidade. O espaço chegou a contar com 500 leitos hospitalares.

Em julho, foram desativados os hospitais construídos nas áreas externas do Hospital da Mulher do Recife, no bairro do Curado, na Zona Oeste; e das policlínicas Barros Lima, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte; Amaury Coutinho, em Campina do Barreto, na Zona Norte; e Arnaldo Marques, no Ibura, na Zona Sul.

De acordo com a secretaria, ao todo já foram desativados 693 leitos, restando 335 em funcionamento, sendo 153 de UTI e outros 182 de enfermaria. A prefeitura informou que, nesta segunda (14), há 86 pacientes internados em leitos de enfermaria e 77 pacientes nas UTIs do município, sendo 60% moradores de outras cidades.
Covid-19 em Pernambuco

Com mais 181 casos da Covid-19 e 14 óbitos devido à doença causada pelo novo coronavírus registrados nesta segunda-feira (14), Pernambuco chegou ao total de 136.853 pessoas infectadas e 7.888 mortes. Esses dados são contabilizados desde o início da pandemia no estado, em março. Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário