sábado, 4 de abril de 2020

Covid-19: Mais de 59 mil mortos em todo o mundo

© DR
A pandemia provocada pelo novo coronavírus fez pelo menos 59.456 mortos em todo o mundo desde o surgimento do primeiro caso, em dezembro, na China, segundo um balanço feito pela agência AFP a partir de números oficiais.

O balanço refere-se aos dados disponíveis até às 11:00 TMG de hoje (08:00 em Brasília).

Os casos de infecção pelo vírus ascendiam a 1,2 milhões (1.122.320) em 190 países e territórios.

A agência frisa que este número não reflete a totalidade de infecções, na medida em que muitos países apenas testam as pessoas que necessitam de hospitalização.

Até hoje, 211.600 pessoas foram consideradas curadas da doença (covid-19).

Itália, o país que registra o maior número de mortos, 14.681, notificou 119.827 casos, entre os quais quase 20 mil pessoas (19.758) curadas.

Depois de Itália, os países mais afetados são Espanha, com 11.744 mortos em 124.736 casos, os Estados Unidos, com 7.159 mortos em 278.458 casos, França, com 6.507 mortos em 83.165 casos e o Reino Unido, com 3.605 mortos em 38.168 casos.

A China continental registou desde dezembro 81.638 casos, com um aumento de 19 casos de infecção de sexta-feira para hoje, 3.326 dos quais mortais (quatro nas últimas 24 horas) e 76.755 pessoas curadas.

Em número de casos, os Estados Unidos são o país mais atingido (278.458), dos quais 7.159 mortais e 9.772 curados.

Por regiões do mundo, a Europa liderava às 12:00 de hoje com 43.146 mortos em 603.778 casos, seguida dos Estados Unidos e Canadá (7.325 mortos em 290.219 casos), Ásia (4.123 mortos em 115.730 casos), Médio Oriente (3.612 mortos em 70.731 casos), América Latina e Caraíbas (885 mortes em 2.713 casos), África (332 mortos em 7.744 casos) e Oceânia (33 mortes em 6.407 casos).

Portugal regista até hoje, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), 266 mortes associadas à covid-19 e 10.524 infectados (mais 638).
Por Notícias ao Minuto

Cemitério em São Paulo mostra a dura realidade das mortes por Covid-19

©
A cidade de São Paulo é um dos pontos críticos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, com dezenas de pessoas a morrerem diariamente naquele que é um dos principais polos financeiros em solo brasileiro.

Dado o grande aumento de vítimas mortais pela Covid-19, o cemitério de Vila Formosa, em São Paulo, um dos maiores da América do Sul, começou a cavar sepulturas a mais, tendo já sofrido um aumento de 30 por cento no número de funerais.

Imagens divulgadas pela agência Reuters mostram coveiros a abrir dezenas de covas em filas para fazer face ao aumento do número de óbitos.

Pernambuco é o Estado mais transparente do Brasil no combate à Covid-19


Um levantamento da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que atua na área de transparência e abertura de dados públicos, avaliou que, , entre os 26 Estados brasileiros, mais Distrito Federal e Governo Federal, apenas Pernambuco conta com um nível alto de transparência na publicação das informações que permitem acompanhar em detalhes a disseminação da pandemia de Covid-19 pelo país.  Ocupando a primeira colocação do ranking nacional, o Estado conta com avaliação de 81 pontos de um total de 100, sendo seguido por Ceará (69) e Rio de Janeiro (64).

“Desde o início deste processo, quando ainda estávamos nos preparativos, fizemos uma opção pela transparência e compromisso nas informações passadas à população, porque sabemos que precisamos do engajamento de toda a sociedade para que as medidas fossem feitas com o máximo de clareza  sobre o enfrentamento à pandemia. Esse é momento de muitas dificuldades para todos e por isso exige um maior comprometimento e transparência por parte de todos. Essa avaliação aponta que estamos no caminho certo e também ressalta que a população deve, cada vez mais, priorizar as fontes oficiais de informação, combatendo, fortemente, as fake news”, destacou o secretário André Longo. 

A avaliação considerou conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações divulgadas nos portais dos governos dos estados e do governo federal. A disponibilidade de informações como idade, sexo e hospitalização dos pacientes confirmados, além de dados sobre a infraestrutura de saúde, configuravam pontos positivos.  A pesquisa ainda avaliou se os casos eram apresentados de forma individual e anônima, além do grau de detalhe sobre a localização (por município ou bairro, por exemplo). Outro fator positivo levado em consideração foi a publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados.

Cicinho é aniversariante do dia, e recebe felicitações da equipe do grupo Barreirenses de Coração e blog Petrolândia em Foco

Cicinho

Hoje 04/04, Cicinho é o aniversariante do dia e recebe homenagens dos amigos, familiares,  equipe do grupo Barreirenses de Coração e blog Petrolândia em Foco.

Que as graças de Deus estejam sempre presente em sua vida lhe proporcionado muitos anos de vida, saúde, paz e felicidades.

Parabéns e feliz aniversário!

Blog Petrolândia em Foco
Foto: Via Whatsapp

PE lidera ranking de transparência no combate ao Covid-19

Um estudo feito pela ONG Open Knowledge Brasil (OKBR) avaliou a transparência dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal no âmbito do combate ao coronavírus no país. Com base em critérios pré-estabelecidos, Pernambuco lidera o ranking nacional.
A seção brasileira da Open Knowledge International também concluiu que apenas um estado, o Tocantins, tornou público o número de testes de diagnóstico da Covid-19 disponíveis para a população. Além disso, a OKBR descobriu que 90% dos estados não divulgaram dados suficientes para o monitoramento da situação da pandemia no Brasil até o momento, incluindo o governo federal.
Subnotificação: Dados sugerem desaceleração da Covid-19 no Brasil, mas falta de testes eleva incerteza da avaliação
Foram analisados boletins epidemiológicos, informes e demais dados a partir dos portais oficiais dos governos estaduais e de suas respectivas secretarias de Saúde na internet com base no conteúdo disponibilizado até a manhã da última quinta-feira.
Além do detalhamento de informações, como idade, sexo e hospitalização dos brasileiros diagnosticados, foram avaliadas a oferta e ocupação de leitos, bem como a quantidade de testes disponibilizados e realizados e o formato das plataformas onde as informações podem ser acessadas (como código aberto e planilhas editáveis, por exemplo), além do grau de detalhamento por municípios e bairros. 
Com base no levantamento, a OKBR criou um índice de avaliação dos estados. Pernambuco foi o único ente federativo a atingir um nível alto de transparência, com 81 pontos entre 100 possíveis. O Ceará, terceiro estado mais afetado pelo coronavírus, ficou na segunda colocação, com 69 pontos. O Rio vem em terceiro lugar, com 64 pontos. Ambos foram enquadrados na faixa considerada "boa".
Cinco estados tiveram desempenho médio, incluindo Minas Gerais, e a transparência de 11 outros foi classificada como baixa, como é o caso de São Paulo. O governo federal também foi incluído nesta categoria. O pior desempenho está entre os estados "opacos", que, na avaliação da ONG, precisam avançar consideravelmente na publicação de dados. São, ao todo, oito. Pará e Rondônia, na lanterna do ranking, receberam nota zero.
Dados heterogêneos
A diretora-geral da OKBR, Fernanda Campagnucci, aponta para a diferença nos parâmetros de divulgação de dados, o que gera uma heterogeneidade das informações divulgadas. Esse cenário causa prejuízo na comparação de números e, por fim, no planejamento das estratégias necessárias para lidar com o coronavírus. Fernanda Campagnucci pontua, ainda, que a a avaliação foi conduzida no intuito de colaborar com os estados para a melhoria da transparência.
A metodologia da OKBR não avaliou conteúdos publicados nas redes sociais. Apesar de reconhecer "os esforços dos gestores em utilizar redes sociais e aplicativos para incrementar a comunicação com a população", a organização defende que sites são plataformas mais acessíveis e democraticas, além de mais intuitivas. Além disso, chamou atenção para a gestão dos perfis destes canais por empresas privadas.
"Esses aspectos são particularmente importantes para pessoas e entidades que estão conduzindo pesquisas sobre a pandemia do novo coronavírus em todo o país e precisam coletar dados com confiança e agilidade", segundo informou a OKBR em nota técnica.
Confira o ranking completo:

1. Pernambuco - 81 (Alto)
2. Ceará - 69 (Bom)
3. Rio de Janeiro - 64 (Bom)
4. Tocantins - 50 (Médio)
5. Minas Gerais - 48 (Médio)
6. Maranhão - 45 (Médio)
Mato Grosso do Sul - 45 (Médio)
7. Roraima - 40 (Médio)
8. Rio Grande do Sul - 36 (Baixo)
Governo federal - 36 (Baixo)
9. Alagoas - 33 (Baixo)
Bahia - 33 (Baixo)
10. Mato Grosso - 31 (Baixo)
São Paulo - 31 (Baixo)
11. Rio Grande do Norte - 29 (Baixo)
12. Distrito Federal - 21 (Baixo)
Piauí - 21 (Baixo)
13. Amazonas - 17 (Baixo)
14. Acre - 14 (Baixo)
Goiás - 14 (Baixo)
15. Amapá - 10 (Opaco)
Espírito Santo - 10 (Opaco)
Paraíba - 10 (Opaco)
Paraná - 10 (Opaco)
Santa Catarina - 10 (Opaco)
Sergipe - 10 (Opaco)
16. Pará - Zero (Opaco)
Rondônia - Zero (Opaco)
Via Blog do Magno Martins/ informações O Globo

Neta e bisneto de Robert Kennedy estão desaparecidos

Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 anos, e o filho dela, Gideon Joseph Kennedy McKean, 8, desapareceram após saírem em uma canoa em Chesapeake Bay, nos Estados Unidos. Eles são, respectivamente, neta e bisneto de Robert F. Kennedy, que foi procurador-geral dos EUA e irmão do ex-presidente John F. Kennedy. As informações são do jornal The Washington Post da sexta-feira (3).
O marido de Maeve, David McKean, relatou que eles “foram mais longe do que sabiam lidar e não conseguiam retornar”. Segundo ele, foi um dia de muitos ventos e em que a correnteza estava mais forte que o habitual.
O caso aconteceu na quinta (2) em Chesapeake Bay, em um local próximo da casa de Maeve, em Shady Side, litoral do estado de Maryland.
Equipes de busca com barcos e helicópteros estão em ação no local. Uma canoa com característica semelhante a que era usada por mãe e filho foi localizada.
Maeve é diretora-executiva de saúde da Universidade de Georgetown.
Família marcada pela tragédia

Arquivo Poeta Tony Xavier: Como é bela a natureza. Bom dia Petrolândia!

JARDINS DA NATUREZA



Riquezas do sertão petrolandense

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Poeta Tony Xavier