sexta-feira, 17 de abril de 2020

Boris Johnson continua com sintomas do covid-19 e sem trabalhar

© DR
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, continua com sintomas da infecção de covid-19 e não está fazendo qualquer "trabalho governamental", disse hoje um porta-voz. O político está em observação em sua residência de campo em Chequers Court, nos arredores de Londres.

De acordo com a mesma fonte, Johnson falou na quinta-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, que substitui o primeiro-ministro na sua ausência à frente do governo. 

Johnson recebeu alta no domingo do hospital de St. Thomas, em Londres, onde passou uma semana internado devido ao agravamento dos sintomas do novo coronavírus, incluindo três noites na UTI. 

Juazeiro da Bahia tem primeira morte por Covid-19 confirmada nesta sexta-feira, 17


A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que registrou, nesta sexta-feira (17), o 36º óbito pelo novo coronavírus (Covid-19) no estado, a primeira em Juazeiro. A morte foi de um homem de 63 anos, com histórico de cardiopatia e diabetes. Ele estava internado em um hospital público no município de Juazeiro, desde o último dia 8, teve o diagnóstico confirmado no dia 10, vindo a falecer hoje (17).

Juazeiro possui até o momento, 104 notificações para o coronavírus, destes 42 exames já foram descartados para a doença, no entanto outros 56 estão em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador. Para casos positivos da doença são confirmados seis casos, destes, dois já estão recuperados, ou seja, com cura clínica, e agora o primeiro óbito registrado.

Para H1N1 os dados são: 66 notificações, destas 18 casos confirmados, incluindo dois óbitos. Outros 24 exames já foram descartados e 24 estão em investigação.

Covid-19: 10 capitais têm incidência alta ou muito alta de mortes

© Reuters

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na noite desta quinta-feira, em 10 das 27 capitais de Estados brasileiros há alta ou muito alta incidência de casos e mortes pela covid-19. Fortaleza (CE) está no topo deste ranking, com 729 casos por e 34,8 mortes por milhão de habitantes. Em seguida, São Paulo tem 622,7 casos e 45,5 mortes sob o mesmo parâmetro.

A lista de capitais com coeficientes muito altos tem ainda Manaus (AM), Macapá (AP) e Recife (PE). Já as capitais de grau alto são São Luís (MA), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Boa Vista (RR).

Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da pasta, lançado no dia da troca de Luiz Henrique Mandetta (DEM) por Nelson Teich no cargo de ministro da Saúde.

Os melhores coeficientes são vistos em Aracaju, capital de Sergipe, com 56,3 casos e 6,1 mortes por milhão de habitantes. O boletim também mostra que a região metropolitana de Manaus tem o maior coeficientes de mortes e casos da covid-19 do País neste tipo de comparação.

O Ministério da Saúde também confirma 30.425 casos e 1.924 óbitos pela covid-19 até 16 de abril.

Especialistas apontam alta subnotificação ao analisar dados de hospitalização por síndrome respiratória aguda grave. Segundo boletim desta quinta-feira, 16, há aumento de 361% em 2020, até cerca do dia 11 de abril, em relação ao mesmo período de 2019, indicando que muitos casos são do novo coronavírus.

Reabertura

SBT: Carlos Nascimento é afastado de suas funções na emissora

© Reprodução

O jornalista Carlos Nascimento, 65, será afastado preventivamente de suas funções no SBT a partir desta quinta-feira (16). A decisão é por causa da pandemia do novo coronavírus. Nascimento, que apresenta o SBT Brasil, faz parte do grupo de risco.

Em nota, o canal afirma que quem substituirá o âncora no jornalístico será Darlisson Dutra, que assume a bancada ao lado de Rachel Sheherazad, até o fim da pandemia.

Nascimento afirma que foi ele quem quis continuar a trabalhar no SBT até então. "Quero deixar claro que desde o início da pandemia da Covid-19 no Brasil me foi dada a liberdade de ficar em casa e a decisão de permanecer no SBT Brasil é de minha inteira responsabilidade. Entendi que deveria estar ao lado dos meus colegas e do público, num momento em que o telejornalismo é fundamental para informar, esclarecer e orientar os brasileiros", disse.

Segundo ele, outros jornalistas da emissora optaram por fazer isso também. "Durante todos esses dias atuei ao lado de uma equipe valorosa, corajosa e ciente da importância do nosso trabalho. Orgulho-me de fazer parte desta redação e reitero que ninguém me forçou a nada", contou.

AFASTAMENTOS

A Globo decidiu afastar, desde 21 de março, todos os jornalistas com mais de 60 anos, seja da redação ou de vídeo, por causa do risco de contaminação pelo novo coronavírus. A emissora afirmou que eles ficarão em casa por tempo indeterminado, "alguns trabalhando em esquema de home office e, se for o caso, poderão ser acionados pela internet".

Natureza: Bom dia Petrolândia, bom dia Nordeste, bom dia Brasil!

DETALHES DA NATUREZA
Ninho do Beija-flor

 O pulo do gato
Ninho do Beija-flor

Blog Petrolândia em Foco
Fotos: Poeta Tony Xavier