segunda-feira, 19 de julho de 2021

Pernambuco autoriza, a partir desta segunda-feira (19), apresentações com música ao vivo em bares e restaurantes


Pernambuco autoriza, a partir desta segunda-feira (19), apresentações com música ao vivo em bares e restaurantes. Além disso, o horário de funcionamento desses locais foi ampliado em uma hora durante os finais de semana e feriados, valendo a partir do sábado (24). Eventos sociais também passaram a ser permitidos em capacidade dobrada, com até 100 pessoas.

As mudanças fazem parte das flexibilizações de atividades econômicas do Novo Plano de Convivência com a Covid-19, anunciado na quarta-feira (14). De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, para as apresentações ao vivo foram permitidas até três pessoas no palco.

"Nesse primeiro momento nós limitamos até três integrantes, que pode ser um DJ, um tocador de qualquer tipo de instrumento… São três pessoas no total, incluindo o cantor", explicou em entrevista ao Bom Dia PE desta segunda-feira.

Apesar da liberação das apresentações, segue proibido dançar nos espaços, para evitar aglomerações.

"Os donos do bar, do restaurante, das casas de evento e os próprios músicos precisam trabalhar com essa conscientização junto ao público, de pedir que eles permaneçam sentados, utilizando máscaras", afirmou a secretária. De acordo com ela, apresentações de bandas completas e shows seguem proibidos no estado.

Entre os protocolos estabelecidos para os serviços de alimentação, estão o distanciamento de 1,5 metros entre uma mesa e outra, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual e mesas com limite máximo de dez pessoas.

O horário de funcionamento dos bares e restaurantes foi ampliado nos finais de semana e feriados, válido a partir do sábado (24). Na Macrorregião I (ver lista de municípios ao final da reportagem), que compreende o Grande Recife e partes das Zona da Mata e Agreste, esses locais poderão abrir até as 23h.

Já nas demais regiões do estado, que compreendem parte do Agreste e o Sertão, a ampliação vale até as 22h. Com a ampliação, o horário de funcionamento desses estabelecimentos nos finais de semana e feriados fica igual ao de dias úteis.

Eventos sociais

Os eventos sociais como casamentos, batizados e formaturas foram autorizados a contar com um público de até 100 pessoas ou 30% da capacidade do local em que for realizada a comemoração, levando em conta o critério que representar o menor número de pessoas. Anteriormente a capacidade permitida era de 50 pessoas.

"A fiscalização vai ser intensificada nesses locais. Os estabelecimentos podem ser autuados, podem ser aplicadas multas, além do risco de contaminação. A gente volta de maneira gradual, com cautela", disse a secretária.

Até sábado (24), o horário para realização dos eventos sociais na Macrorregião I é das 8h às 23h, nos dias úteis, e das 8h às 22h aos finais de semana e feriados. Para o resto do estado, o horário liberado é das 8hh às 22h, nos dias de semana, e das 8h às 21h, nos finais de semanas e feriados.

Ainda de acordo com Ana Paula Vilaça, o governo deve decidir nas próximas semanas, a partir de reuniões do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, se pretende permitir eventos de fim de ano, como festas de réveillon e Natal.

"A ansiedade é enorme dos produtores de evento e das pessoas que querem programar as festas de fim de ano [...]. Hoje o que esá permitido são festas com até 100 pessoas, o que a gente tem que aguardar é o avanço dessa flexibilização e dos protocolos, de acordo com os números da saúde. Se eles permitirem, vamos ampliar", declarou.

Municípios da Macroregião I: Abreu e Lima, Água Preta, Amaraji, Aliança, Araçoiaba, Barreiros, Belém de Maria, Bom Jardim, Buenos Aires, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Carpina, Casinhas, Cumaru, Catende, Cortês, Camutanga, Condado, Escada, Fernando de Noronha, Feira Nova, Ferreiros, Gameleira, Glória de Goitá, Goiana, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Itambé, Itaquitinga, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Joaquim Nabuco, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa dos Gatos, Lagoa do Carro, Limoeiro, Macaparana, Machados, Maraial, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Orobó, Passira, Paudalho, Paulista, Palmares, Primavera, Pombos, Quipapá, Recife, Ribeirão, Rio Formoso, São Lourenço da Mata, São Vicente Ferrer, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Salgadinho, Sirinhaém, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Tracunhaém, Vitória de Santo Antão, Vertente do Lério, Vicência e Xexéu.

Via Blog de Assis Ramalho/Por G PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário