quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Muitos Brasileiros sonham com um trabalho internacional

Foto/divulgação
Remuneração atrativa, experiência multicultural e acesso à tecnologia e práticas inovadoras são alguns dos motivos

Remuneração atrativa, oportunidades de carreira, experiência multicultural, acesso à tecnologia, práticas inovadoras e networking internacional são alguns dos motivos que levam os brasileiros a trabalhar para empresas estrangeiras. Apesar das vantagens, muitos profissionais não têm conhecimento de como serem encontrados por recrutadores internacionais e nem mesmo consideram essa possibilidade devido à falta de fluência em inglês.

O interesse de trabalhadores brasileiros em conquistar oportunidades de emprego no mercado de trabalho internacional tem crescido significativamente. Graças ao avanço da tecnologia, as contratações tornaram-se mais acessíveis e eficientes. Anteriormente, era comum a necessidade de se mudar para o exterior para vivenciar essa experiência profissional, mas com a consolidação do trabalho remoto, as fronteiras se ampliaram, criando novas oportunidades.

Uma pesquisa realizada em parceria entre a plataforma Futuros Possíveis e a empresa de pesquisas Opinion Box revelou que aproximadamente 70% da população brasileira já cogitou a possibilidade de atuar para empresas estrangeiras, adotando o modelo de home office. Adicionalmente, de acordo com estudo conduzido pela plataforma Husky, o número de profissionais que vivem no Brasil, mas trabalham para o exterior, apresentou crescimento de 491% entre 2020 e 2022.

Essa tendência de internacionalização do trabalho traz benefícios para as empresas, que podem contar com equipes diversificadas e altamente qualificadas, bem como para os trabalhadores, que têm a oportunidade de se engajar em uma nova cultura, mesmo à distância, e aprimorar habilidades em idiomas, além de desfrutar de salários mais competitivos. Em meio às oportunidades, contudo, também surgem desafios que requerem uma abordagem estratégica e preparo para enfrentá-los.
Importância do domínio da língua inglesa

Um estudo realizado pela consultoria de recrutamento e seleção Hays revelou que o inglês é a língua mais requisitada na comunicação interna das empresas, com 91%, seguido do espanhol, com 42%. No entanto, pesquisa da Catho mostra que apenas 5% da população brasileira fala uma segunda língua e menos de 3% são fluentes no inglês.

O estudo conduzido pela plataforma Futuros Possíveis e a Opinion Box, que ouviu 2.170 pessoas em fevereiro de 2023, mostrou que a falta de domínio do idioma é o principal fator que faz os profissionais não considerarem trabalhar para empresas estrangeiras (37%), seguido pela falta de incentivo e medo de arriscar, ambos com 19%.

Em entrevista à imprensa, o diretor da Hays, Raphael Falcão, destacou uma mudança na exigência de inglês no mercado de trabalho nos últimos 11 anos, afirmando que mesmo pequenas e médias empresas nacionais requerem alguma desenvoltura no idioma. A pesquisa também mostrou que aumentou o número de empresas que oferecem auxílio de curso de idiomas para os funcionários, passando de 34% em 2017 para 54% atualmente.
Vantagens de trabalhar fora do país

Muitas empresas estrangeiras oferecem salários mais altos em comparação com o mercado local, especialmente em setores como tecnologia. A média salarial no exterior pode ser até quatro vezes maior do que no Brasil.

De acordo com comparação salarial feita pelo portal Glassdoor, salários em euro e dólar podem até triplicar a renda mensal de brasileiros, quando convertidos os valores para real. Essa diferença pode ser um fator atrativo para profissionais considerarem oportunidades de trabalho no exterior.

Além da remuneração, os portais especializados indicam que trabalhar para empresas estrangeiras oferece vantagens como oportunidades de carreira com programas de treinamento e desenvolvimento e experiência multicultural ao lidar com diferentes culturas e formas de trabalho.

O acesso a tecnologias e a práticas inovadoras também é aspecto de destaque, pois mantém o profissional competitivo no mercado. Já a possibilidade de networking internacional permite conexões com especialistas de diversas áreas e países, o que pode ser valioso para futuras oportunidades de emprego e projetos colaborativos.
Locais e setores que oferecem mais vagas

O estudo da Husky aponta que profissionais brasileiros com formação em tecnologia da informação são os mais procurados para trabalhar remotamente em empresas estrangeiras. O mercado também é promissor para tradutores e intérpretes, engenheiros, fisioterapeutas, enfermeiros, profissionais de gastronomia e de marketing, jornalistas, gerentes de projetos, administradores, serviços de atendimento e construção civil.

As oportunidades não se limitam apenas ao trabalho remoto. De acordo com a consultoria BR-Visa Migration Solutions, os países que mais contratam brasileiros são Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Japão e Portugal. Para encontrar oportunidades, é recomendado acompanhar anúncios de vagas em plataformas digitais, como o LinkedIn, que oferecem tanto trabalhos presenciais quanto remotos.

O interessado em mudar de país deve verificar portais com informações sobre migração, pois várias nações possuem programas específicos de incentivo à contratação de imigrantes. É crucial prestar atenção aos requisitos da vaga, já que em alguns lugares, como na Alemanha, é oferecido ensino do idioma aos trabalhadores, enquanto em trabalhos remotos, o conhecimento de línguas estrangeiras pode ser exigido nas entrevistas. Por Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário