segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Alerta: Tempestade que atingiu Buenos Aires pode chegar ao Brasil; veja previsão

Temporal provocou alagamentos e deixaram milhares de pessoas fora de casa em Santa Catarina neste ano — Foto: Divulgação

Temporal provocou alagamentos e deixaram milhares de pessoas fora de casa em Santa Catarina neste ano — Foto: Divulgação

A tempestade que deixou 50 mil pessoas sem energia em Buenos Aires, na Argentina, neste domingo, pode estar vindo em direção ao Brasil. A instabilidade pode ter se formado por conta do calor severo do fim de semana, segundo o MetSul, e o padrão pode se repetir em território nacional.

A instabilidade alcança parte do Rio Grande do Sul, que veio com o avanço de uma massa de ar fria de Sul em direção a uma massa de ar excepcionalmente quente. O encontro provocaria tempestades violentas, como foi visto na Argentina.

Nos estados do Sul do Brasil, a previsão para a semana é de chuvas após um fim de semana de calor. O Inmet emitiu um alerta de tempestade que deve afetar o Rio Grande do Sul até a tarde de segunda-feira. As regiões afetadas são o sudoeste, sudeste e centro do estado; e a região metropolitana de Porto Alegre.

O Instituto prevê um grau de severidade de perigo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A tempestade deve incluir chuva entre 30 a 60 mm/h, ventos intensos até 100 km/h e queda de granizo.

Em Porto Alegre, as temperaturas vão cair gradativamente ao longo da semana. Na segunda, a máxima será de 36°C e a mínima de 24°C. Já a sexta-feira deve fechar com máxima de 30°C e mínima de 20°C.

Tempestade deixou 13 mortos na Argentina

Na Argentina, fortes chuvas e ventos castigaram a cidade litorânea de Bahía Blanca no sábado, deixando 13 pessoas mortas e dezenas gravemente feridas após a queda do telhado de uma instalação onde estava ocorrendo uma competição de patinação, de acordo com fontes do gabinete do prefeito.

MATÉRIA COMPLETA - clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário