sábado, 6 de dezembro de 2014

Esgoto traz transtorno a moradores de um bairro em Petrolina, PE

Há 15 dias, no bairro José e Maria, o esgoto estourou.
Acúmulo de água suja, buracos e mau cheiro causam transtorno no local

Esgoto estourado no José e Maria, Petrolina (Foto: Reprodução/Tv Grande Rio)
Esgoto estourado no José e Maria em Petrolina
(Foto: Reprodução/Tv Grande Rio)
Um esgoto estourado há 15 dias no bairro José e Maria, em Petrolina, Sertão pernambucano, dificulta o deslocamento dos moradores em virtude do acúmulo de água suja, surgimento de buracos e o constante mau cheiro.
A situação se agravou a cada dia que passou. O esgoto ameaça entrar nas casas e os comerciantes locais sofrem por estarem ilhados e seus fregueses sumindo. Elenice da Silva tem uma loja no bairro, mas em frente ao seu negócio uma poça de esgoto impede que seus clientes tenham acesso. “Tem mais de 15 dias que estamos nessa situação aqui. É uma fedentina, estamos sofrendo, impossibilitados de trabalhar, porque o fedor também prejudica a freguesia. Praticamente a gente está ilhado e não tem como o fregues passar para comprar”.

Carros e motos para passar pela Rua Rio Salgueiro, usam as calçadas das casas. Segundo moradores essa concentração de água suja no local se deu pela desobstrução de esgoto feita pela Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) em uma outra rua, a Riacho do Mel. Desde então, além de se preocuparem com o risco do esgoto entrar em suas casas, eles têm que se preocupar em não serem atropelados nas próprias calçadas.
Para tentar amenizar os riscos para carros e motos que passam pelos buracos que se formaram, sinalizações improvisadas com madeira tentam alertar o perigo, mas nem todos conseguem ver a tempo. A agricultora Roberta Maria dos Santos foi testemunha de um acidente no local. “Um rapaz vinha na moto e a noite a situação piora, fica mais cheio. Ele freou para ver o quebra mola, derrapou e caiu dentro da lama. Foi angustiante ver ele na água suja”.
A Compesa informou que enviou uma equipe nesta sexta-feira (5) para desobstruir o esgoto no local e resolver a situação no bairro. A dona de casa Beatriz da Silva alertou que tudo só será resolvido quando a Prefeitura e a Compesa, em conjunto, fizerem um trabalho maior. “O problema só terá solução quando o asfalto for nivelado para evitar o acúmulo em algumas ruas e a rede geral do esgoto for refeita”.
Por G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário