terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Abreu e Lima: delator nega culpa por perda bilionária


 Ex-diretor da Petrobras e um dos principais delatores da Operação Lava Jato, Paulo Roberto Costa defendeu-se nesta segunda (19) da tentativa da estatal de responsabilizá-lo pela explosão de custos na refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, e disse, por meio de seu advogado, que não é o 'algoz' de perdas bilionárias para a empresa.

'Dessa forma, parece que ele é o algoz de uma perda bilionária para a Petrobras. Isso não é verdade', disse o advogado de Costa, João de Baldaque Mestieri. 'Ele não tinha autonomia para autorizar esse tipo de gasto.'

No domingo, a Folha revelou que a refinaria de Abreu e Lima vai gerar uma perda de US$ 3,2 bilhões para estatal. Após a publicação da reportagem, a Petrobras divulgou uma nota dizendo que Costa, que ocupava a diretoria de Abastecimento, propôs um plano de antecipação das obras da refinaria, que 'levou a grande número de aditivos contratuais'.

De acordo com o advogado de Costa, o plano de antecipação da refinaria foi autorizado por toda a diretoria executiva da empresa em 2007, incluindo a atual presidente Graça Foster. 'Ele nunca poderia ter feito isso sozinho', disse Mestieri. O advogado também frisa que 'todos' os aditivos autorizados para a obra de Abreu e Lima foram aprovados pela diretoria executiva de 'forma colegiada'.

Da Folha de São Paulo-Raquel Landim
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário