terça-feira, 20 de janeiro de 2015

No Sertão, meninas não retornam para tomar 2º dose da vacina do HPV


Cerca de 5 mil adolescentes ainda não tomaram a segunda dose da vacina que previne o HPV em Petrolina, no Sertão pernambucano. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Petrolina, a primeira dose foi aplicada em quase 8 mil meninas, e desse número, apenas 31% foi imunizado na segunda etapa. O reforço da vacina deve ser feito até o final do mês de janeiro para que o município possa cumprir a meta do Ministério da Saúde.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Secretaria de Saúde de Petrolina, Jeane Moraes, as adolescentes que possuem de 11 a 13 anos de idade imunizadas pela primeira dose não estão retornando às unidades de saúde. “O público-alvo não está comparecendo para tomar as vacinas. Não adianta tomar a primeira dose e não receber o reforço. As adolescentes têm até o final do mês de janeiro para tomar a dose que é seis meses após a primeira”, destaca.
Para alertar as adolescentes está sendo feita a busca ativa com a visita das residências pelos Agentes Comunitários de Saúde. A coordenadora alerta ainda que a vacina não possui efeitos colaterais e a imunização é importante para a prevenção do Câncer de Colo do Útero. “Os pais estão recusando levar as meninas por conta das reações da vacina. As adolescentes ficam nervosas, mas o que pode acontecer apenas é uma vermelhidão no local", ressalta.
A segunda dose da vacina pode ser encontrada nas unidades de saúde da Zona Rural, das 7h às 14h e na Zona Urbana, das 8h às 17h. Já no bairro Gercino Coelho, o horário de atendimento segue até às 19h e na unidade Manoel Possídio, na Areia Branca, o horário vai até às 21h.
Juliane Peixinho-G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário