sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Falta de médico causa insatisfação em moradores de Petrolina


Desde novembro quem precisa de receituário azul não tem o serviço.
Moradores cobram melhorias para a Unidade de Saúde do bairro.

Os moradores do bairro João de Deus, Zona Norte de Petrolina, no Sertão pernambucano, estão insatisfeitos com a falta de médico na Unidade de Saúde da localidade. A situação é ainda mais delicada para aqueles que precisam de receita para remédio controlado. Desde novembro que os receituários não são mais disponibilizados.
Segundo a dona de casa Ediana de Souza, a situação na Unidade de Saúde é crítica. “Não tem médico para passar receita azul. Muitos moradores estão precisando, mas o médico que tem aqui na unidade, ele só atende crianças e quem chega mais grave. A informação que recebemos dos funcionários é que ele não pode receitar este tipo de medicamento. Também disseram que médico agora só a partir de fevereiro”.
As queixas se estendem a outros procedimentos. “Tem dois meses que tentamos marcar preventivo, mas não conseguimos. Tem a enfermeira para fazer, mas não tem o material. Também temos problema com a falta de vacina. Minha vizinha levou a filha para tomar a 'Vitamina A', mas há três meses não encontra”, explica Ediana. 
A professora Maria de Oliveira disse que quando tinha médico no local, era preciso dormir na fila. “Quando tem algum médico nós somos mal atendidos. Quando tinha um aqui, as funcionárias diziam que iam fazer a ficha mas não informava a hora que o médico ia chegar. A gente ficava esperando o dia esperando. Os moradores estão em situação precária.
A dona de casa Valdiniria Ribeiro cobra melhorias para a comunidade. “Uma hora tem médico e temos que sair de casa cinco da manhã para conseguir uma ficha, mas às vezes não encontramos o profissional. As fichas são contadas. Os hospitais estão um caos e os postos de saúde estão assim. Tem que melhorar a saúde”.
Em nota,  Diretoria de Atenção Básica informou que na Unidade de Saúde Álvaro Rocha, localizada no João de Deus, dispõe de dois profissionais médicos, um deles estava de férias, mas retornaria nesta sexta-feira (16). Em relação ao receituário de medicamento controlado, a Diretoria, esclareceu que os médicos não renovam receita sem realizar a consulta, ato que está de acordo com o exercício da profissão.
Enquanto ao complemento nutricional, a vitamina A, não está em falta e foi distribuído ainda esta semana para todas as unidades. Já em relação ao exame preventivo, o prodedimento está interrompido por conta da aquisição do material que está sendo feita, mas não foi estipulada uma data para que o serviço será normalizado.
Por: G1 Petrolina
BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário