quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Feriados podem prejudicar indústria em 2015

Das nove datas nacionais, apenas um cairá em um final de semana e produção pode ser atingida
2015 será recheado de folgas prolongadas / Shutterstock

O ano de 2015 será um prato cheio pra quem fica de olho no calendário planejando folgas prolongadas. Dos nove feriados nacionais, apenas uma cairá em um fim de semana. Para o comércio e a indústria, tantos dias de descanso significam prejuízo.

A Proclamação da República, em 15 de novembro, será o único feriado a cair em um final de semana. Serão três feriados na segunda-feira e outros três na sexta. Isso sem contar o Carnaval e Corpus Christi, que não são considerados feriados nacionais, mas a maioria das empresas dá ponto facultativo.

O setor hoteleiro de cidades turísticas como Salvador, comemora. O dólar valorizado em relação ao real também deve promover mais viagens para destinos nacionais.

Se o número maior de feriados em dias úteis é um alívio para quem trabalha duro o ano inteiro, o tempo parado, com o comércio e indústrias de portas fechadas, pode ter um impacto significativo na economia como um todo.

No Rio de Janeiro, por exemplo, um estudo constatou que a quantidade maior de feriados deve gerar perdas de R$ 7,2 bilhões ao comércio varejista carioca.

BLOG DE TONY XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário